O Compromisso Eleitoral da CDU tem como prioridades as “aspirações da população e o seu bem-estar”, a “afirmação do desenvolvimento da cidade e do concelho” e a “melhoria dos serviços do Município”. Ao longo da apresentação dos vários aspetos que integram estas prioridades, o candidato à Câmara de Beja Vítor Picado identificou, também, alguns “pontos de honra”, entre eles devolver à cidade o seu título de “excelência” na área da “higiene e limpeza urbana”, assim como apoiar o associativismo e outras associações, como os “Bombeiros” e promover a “criação artística, tendo a cultura como fator de desenvolvimento, atratividade do território e de empregabilidade”. Deixou claro, ainda, Vítor Picado que a “salvaguarda da água como bem público, a defesa do Serviço Nacional de Saúde e a construção do Palácio de Justiça serão defendidos por esta candidatura no caso da CDU ganhar as autárquicas 2021”.
Na área do desenvolvimento económico do concelho, Vítor Picado deixou algumas pistas do que a Coligação pretende fazer caso mereça a escolha dos eleitores, entre elas a “criação do Conselho Consultivo de Apoio ao Investimento”.
“Envolver as pessoas nas respostas, ouvi-las e contribuir para a resolução dos seus problemas são prioridades”, igualmente, de uma candidatura que “quer fazer mais nos bairros habitacionais de Beja”, bem como “no apoio às famílias e no incentivo à fixação de jovens no concelho, promovendo, entre outros aspetos a empregabilidade de pessoas com deficiência”, ou seja a “inclusão”.
“Criar o Museu Romano, o de Banda Desenhada e dar espaço ao espólio de Jorge Vieira” são outros aspetos destacados neste compromisso onde se prevê, ainda, dar “nova vida a equipamentos como o Pax Julia e a Biblioteca Municipal” e "promover e defender o cante", património imaterial e outras oralidades. A área da educação, referindo várias ações previstas com as escolas do concelho, incluindo o IPBeja e a investigação científica, mencionando o CEBAL. Vítor Picado deixa outras perspetivas que a candidatura tem pensadas na área da cultura para o concelho.
Um Compromisso Eleitoral onde a prática desportiva não foi esquecida, nem os equipamentos desportivos do concelho, assim como o bem-estar da população com as propostas, entre outras, de implementação de “mais espaços verdes, pontos de água e a revitalização do centro histórico” que será o “resultado das várias ideias” que o programa integra. As acessibilidades e outros projetos estruturantes, como o aeroporto, fazem parte deste compromisso na ótica da "afirmação da cidade e do concelho", seguindo o caminho de uma "presença mais influente e ativa junto das instancias regionais e nacionais".
Recorde-se que os eleitores do concelho de Beja escolhem quem vai ficar a comandar o seu rumo nos próximos quatro anos no dia 26 deste mês e que a Candidatura da CDU tem Vítor Picado como cabeça de lista, seguido de Fátima Estanque, Rui Eugénio, Sílvia Graça, Paulo Ribeiro, Isabel Cachopo Pina e Luís Miguel Marques. João Dias é o mandatário concelhio desta candidatura.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com