O Salão Nobre da CIMBAL acolheu, esta semana, uma reunião entre os autarcas do Baixo Alentejo, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.
A questão das acessibilidades rodoviárias, com destaque para a concretização do IP8, modernização e eletrificação da linha ferroviárias Beja/Casa Branca - com construção do ramal ao Aeroporto de Beja - assim como uma maior utilização desta infraestrutura, foram temas que estiveram na ordem do dia.
Neste encontro, segundo comunicado, foi efetuado um ponto de situação sobre a execução do Portugal 2020. Os autarcas demonstraram empenho e comprometimento na total execução dos fundos comunitários destinados ao território. No entanto, os membros do Governo foram sensibilizados para as atuais condições de mercado das obras públicas, entre outros obstáculos que têm vindo a surgir, como as demoras resultantes dos procedimentos de obtenção de visto prévio do Tribunal de Contas, que colocam em risco o cumprimento dos cronogramas.
A ministra Ana Abrunhosa e o secretário de Estado Carlos Miguel, apresentaram algumas propostas e acolheram as sugestões para solucionar os problemas evidenciados, no que diz respeito à boa concretização do Portugal 2020.
Sobre o Portugal 2030, de acordo com a nota de imprensa, efetuou-se uma breve explicação sobre o próximo período de programação, os desafios para as comunidades intermunicipais e para os municípios.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com