"Um dos grupos australianos interessado é o South32, que junta mais dois grupos do mesmo país, mas cuja identidade não foi possível identificar. Os suecos da Boliden, uma mineira sediada em Estocolmo e especializada na extração e fundição de cobre e zinco" também estão nesta corrida, é referido pela mesma fonte.
"O processo de venda da Somincor está a ser conduzido diretamente a partir de Toronto e Vancouver, pelo Banque de Montréal (BMO) e uma equipa da Lundin Mining, que está a vender a operação em Portugal e também na Suécia, com vista a apostar no mercado Sul Americano" é revelado igualmente.
"De acordo com informação oficial da empresa, o processamento do minério em Neves-Corvo é feito através de duas lavarias. A Lavaria do Cobre processa aproximadamente por ano dois milhões e 600 mil toneladas de minério de cobre. Já a Lavaria do Zinco, que processa minério de zinco ou chumbo, tem capacidade de tratar anualmente cerca de dois milhões e meio de toneladas por ano" é, ainda, frisado.
O ECO revela, também, que "o Governo português afirma estar a acompanhar o processo, tendo em conta a relevância social e económica da Somincor para os trabalhadores, para a região e para o País” e que “exercerá as suas competências na garantia de pleno respeito das normas legais e laborais em vigor”.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com