A CNA recordou à nossa rádio que há muito que defende "uma medida de controlo nos preços dos fatores de produção" e que "esta decisão continua a faltar". Joaquim Manuel é claro quando refere que "não há condições para sobreviver", referindo-se aos que vivem da agricultura familiar, ou seja, das pequenas explorações.
Para o dirigente da CNA, o "esvaziamento progressivo do Ministério da Agricultura tem contribuído para o agravamento da situação dos pequenos agricultores" e afirma mesmo que "aquilo que se precisa é de um Ministério forte, capaz de resolver estas questões".
"A situação de seca que o País continua a atravessar, apesar da chuva que tem caído de forma incerta e sem grandes impactos nos níveis de humidade no solo, é outra situação que prejudica de sobremaneira as explorações de pequena e média dimensão, em particular as que se dedicam à criação de animais", disse, ainda, Joaquim Manuel.
"A falta de alimento para os animais é o grande problema que os produtores estão a enfrentar". Neste sentido o dirigente da CNA revelou que, a Confederação, defende que seja feita "a identificação, no País, da existência de palhas e fenos", apontando para "um plano nacional que ajude os agricultores a encontrar uma alternativa, nacional, para esta falta que se faz sentir cada vez mais".
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com