Voltar

Agricultura

"Aumento dos combustíveis com impacto violento nas pequenas explorações", denuncia CNA

Agricultura

"Aumento dos combustíveis com impacto violento nas pequenas explorações", denuncia CNA

Joaquim Manuel, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), afirmou à Voz da Planície que "o aumento dos combustíveis tem um impacto violento nas pequenas explorações, colocando a sua sobrevivência em risco". Recordamos que o gasóleo aumentou, esta semana, seis cêntimos. Assegura, também, o dirigente da CNA, que os efeitos da seca agravam ainda mais a situação destes produtores que "estão sem comida para o gado".

A CNA recordou à nossa rádio que há muito que defende "uma medida de controlo nos preços dos fatores de produção" e que "esta decisão continua a faltar". Joaquim Manuel é claro quando refere que "não há condições para sobreviver", referindo-se aos que vivem da agricultura familiar, ou seja, das pequenas explorações.

Para o dirigente da CNA, o "esvaziamento progressivo do Ministério da Agricultura tem contribuído para o agravamento da situação dos pequenos agricultores" e afirma mesmo que "aquilo que se precisa é de um Ministério forte, capaz de resolver estas questões".

"A situação de seca que o País continua a atravessar, apesar da chuva que tem caído de forma incerta e sem grandes impactos nos níveis de humidade no solo, é outra situação que prejudica de sobremaneira as explorações de pequena e média dimensão, em particular as que se dedicam à criação de animais", disse, ainda, Joaquim Manuel.

"A falta de alimento para os animais é o grande problema que os produtores estão a enfrentar". Neste sentido o dirigente da CNA revelou que, a Confederação, defende que seja feita "a identificação, no País, da existência de palhas e fenos", apontando para "um plano nacional que ajude os agricultores a encontrar uma alternativa, nacional, para esta falta que se faz sentir cada vez mais".


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.