Voltar

Atualidade

Associação Quercus contesta expansão do aeroporto de Lisboa e propõe Beja

Atualidade

Associação Quercus contesta expansão do aeroporto de Lisboa e propõe Beja

Foto: Rádio Voz da Planície de Beja

A associação ambientalista Quercus considerou um “erro muito grave” a decisão de expandir o Aeroporto Humberto Delgado (AHD), em Lisboa, e defendeu o uso e aproveitamento do Aeroporto de Beja.

“É urgente a aposta na ferrovia e no reaproveitamento do aeroporto de Beja”, disse a associação em comunicado, no qual contesta a expansão do aeroporto de Lisboa, que só vem “acentuar e agravar os índices de ruído e qualidade do ar da cidade”.

Em 14 de maio, o Governo aprovou a construção de um novo aeroporto em Alcochete, região de Lisboa, e a expansão do atual, com mais voos por hora, até aquele estar construído.

No comunicado, a Quercus defende que essa fase de transição deve “contemplar o uso e aproveitamento do Aeroporto de Beja”, que está pronto a entrar em uso, necessitando apenas da conclusão de acessos rodoviários e reforço das conexões ferroviárias de Lisboa ao Alentejo.

“O reaproveitamento do Aeroporto de Beja é a opção correta a adotar no período de transição que se vai iniciar”, possibilitando a diminuição dos atuais 220 mil movimentos e 33 milhões passageiros por ano do AHD, “que se encontra de forma clara em situação ilegal por estar fora das condições impostas pela licença atual (máximo de 180 mil movimentos ano e 16 milhões de passageiros)”, diz a presidente da Quercus, Alexandra Azevedo, citada no comunicado.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.