Ao lado das suas instalações, cedidas pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), funciona, também, o Centro de Interpretação de Alqueva, sob a gestão da EDIA.
A ATLA, criada em 2005 e reestruturada em 2018, integra, também, os concelhos de Alandroal, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo. Do lado espanhol fazem parte Alconchel, Cheles, Olivenza e Villanueva del Fresno.
Realizar projetos de interesse público relacionados com “o melhor aproveitamento das potencialidades dos regolfos de Alqueva e Pedrogão” são os principais objetivos da ATLA.
Estão igualmente, e entre outras, nas suas finalidades "a afirmação da fileira do turismo e as várias possibilidade de uso do plano de água; a conservação do património histórico e natural e a qualificação urbana e ambiental das 16 aldeias ribeirinhas associadas a Alqueva, assim como potenciar o desenvolvimento de projetos e ações que lhe permita beneficiar dos programas comunitários de apoio ao desenvolvimento regional e transfronteiriço."
As instalações da ATLA estão abertas ao público de segunda a sexta-feira, no horário das 09h30 às 17h30.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com