Voltar

Cultura

Câmara de Serpa divulga obra e Casa Francisco Relógio

Cultura

Câmara de Serpa divulga obra e Casa Francisco Relógio

Foto: CM Serpa

O Município de Serpa e Luís Relógio, herdeiro do artista Francisco Relógio, estabeleceram um protocolo para a divulgação da obra e Casa Francisco Relógio. Com este acordo, as duas partes pretendem que a Casa Francisco Relógio seja visitável.

Francisco Relógio nasceu em 1926, em Vila Verde de Ficalho, concelho de Serpa. A obra deste artista alentejano marcou "uma trajetória de invulgar singularidade no panorama artístico português do século XX.

A sua atividade artística alargou-se a um extenso conjunto de linguagens: a cenografia, a azulejaria (com impactantes intervenções em importantes obras de arquitetura), o desenho e a cerâmica.

Manifestou ao longo da sua vida um grande interesse pelas diversas manifestações da cultura popular e dedicou grande parte do seu tempo a alimentar relações de amizade com vários outros artistas, da sua geração ou mais novos. Prova disso mesmo é o regresso de Relógio a Ficalho, onde fundou uma importante comunidade artística que ainda hoje tem expressão.

A casa onde morou Relógio é um reflexo toda a criatividade e vivências do artista, é um local onde encontramos e conhecemos o seu pensamento refletido por todos os pormenores deliciosos que esconde este seu refúgio e que o município de Serpa em colaboração da família quer dar a conhecer a todos", pode ler-se na nota de imprensa enviada pela Câmara Municipal de Serpa. 


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.