“A memória é fundamental para perceber o presente, conhecendo o passado para se construir o futuro, valorizando o que se tem, sabendo o trabalho continuado que exige a consolidação e manutenção da democracia”, refere o presidente da Câmara de Alvito, explicando os objetivos deste programa de rádio. António João Valério lembra que “o nível de pobreza que se vivia antes do 25 de Abril não é comparável com os dias de hoje. Mesmo sabendo que ainda há muito por construir é preciso recordar este e outros aspetos conquistados”.
“Abril abriu muitas portas e a principal foi a possibilidade de escolher sem qualquer tipo de limitações, mas valorizou, também, o poder local, com a prática do exercício democrático de proximidade”, estes são aspetos relevados, igualmente, por António João Valério no que se refere ao programa que hoje começa.
“É preciso fazer mais e todos os dias para se valorizar e preservar a memória das conquistas de Abril”, deixa claro, ainda, António João Valério, dizendo que “na educação é preciso reforçar, essencialmente, o trabalho de aprendizagem no que diz respeito à história contemporânea”.
O primeiro programa pode ser ouvido hoje, a partir das 11.00 horas, nos 104.5 fm da nossa rádio e na nossa emissão on-line, em www.vozdaplanicie.pt. Amanhã, quinta, sexta e no dia 25, domingo, podem ser acompanhados, no mesmo horário, os restantes programas. Nestas emissões do “Portas que Abril Abriu”, cujo nome foi inspirado no poema de Ary dos Santos, são reveladas histórias de vida, de quem viveu o 25 de Abril, assim como de pessoas mais novas que não tendo estas vivências conhecem a Revolução dos Cravos e a sua importância. Um programa, com a assinatura do Município de Alvito, que tem como principal propósito contribuir para a preservação da memória.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com