Arsénia Estevens vem de uma família com muitos irmãos, saiu de Baleizão para Beja muito cedo e foi na capital de distrito que estudou, até ao 12.º ano, e onde desempenhou as suas atividades profissionais, na área da saúde e até à reforma.
Com mais tempo livre e o filho criado, Arsénia Estevens começou a dedicar-se às suas “entretengas”, como gosta de lhe chamar. E foram as suas “habilidades manuais, criatividade e gosto pelo convívio e conhecimento do mundo que a rodeia” que a ajudaram a alcançar o seu cartão de artesã, junto do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
E é como artesão que participa em todas as mostras, mercados e outras iniciativas, em que pode, para mostrar as suas “artes”, que têm sempre Beja como ponto de partida e divulgação.
Todas estas andanças levaram Arsénia Estevens este ano à FIA, a maior feira internacional de artesanato e gastronomia da Península Ibérica e a segunda maior da Europa, na FIL, em Lisboa. E foi nesta iniciativa, realizada no passado mês de junho, que foi distinguida com o prémio de “Melhor peça de artesanato da FIA”, com uma boneca, uma Mariana Alcoforado, acompanhada das suas famosas cartas portuguesas.
Arsénia Estevens oferece, nas iniciativas em que participa, “simpatia, dois dedos de conversa e talegos, toalhas, aventais, pegas, sacos, bolsas e tantas outras possibilidades”, sempre com “Beja na alma e nas decorações” das suas peças.
“Há receitas, ditados, frases, azulejos” a recordar o que “de melhor têm capital de distrito e Alentejo ”.
Gosta, também, de cozinhar e por isso nas suas bancas não faltam, igualmente, os famosos “bolinhos e bolachas” da Arsénia Estevens.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com