"Este concerto contará com a presença do Grupo Coral Misto “Searas ao Vento”, da aldeia da Trindade, e do Grupo Coral Moços da Aldêa, e ainda dos convidados Jorge São Pedro, Paulo Colaço e a dança do Bella’s Crew Dance, numa experiência intergeracional e simbólica da transmissão oral que ocorre no cante alentejano e que assegura a continuidade desta tradição, nomeadamente através das vozes das crianças, sementes de esperança para o futuro do cante", explicam os responsáveis pela iniciativa marcada para o dia 25 deste mês.
A organização é da Associação Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo, com o apoio da Câmara Municipal de Beja. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira ou online em BOL.pt e os CD’s, com edição Açor/Emiliano Toste, estarão à venda no local, ou seja, no Pax Julia, no dia do espetáculo.
O músico Paulo Ribeiro, com vasta experiência no que se refere ao cante alentejano, é o ensaiador desta nova formação dos Rouxinóis do Alentejo, que se revelou à sua cidade, Beja, há, sensivelmente, um ano, no Centro Unesco.
Com a apresentação do CD "Olh'ós Rouxinóis" marcada para o dia 25 deste mês, para o Pax Julia - teatro Municipal de Beja, Paulo Ribeiro frisa que "a comunidade, ou seja, a família alargada que significa esta formação cumpre um sonho, fazendo deste um dos momentos mais altos do grupo" desde que começou o seu trabalho com os jovens que o compõem.
O ensaiador Paulo Ribeiro realça que "neste CD podem ser ouvidas 10 modas do cancioneiro alentejano e escritas de propósito para os Rouxinóis e no espetáculo de dia 25 deste mês celebrar, todos juntos, o nono aniversário da elevação do cante a património imaterial da humanidade pela Unesco".
Paulo Ribeiro apela à cidade que se junte "à comunidade dos Rouxinóis do Alentejo no espetáculo do Pax Julia" e revela os convidados que vão passar, também, por "este palco privilegiado da cidade, numa noite de celebração do cante alentejano".
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com