A aplicação prevenção4all, uma iniciativa da coordenação do Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo e Saudável, em coordenação com a Direção-Geral da Saúde, vai permitir a cada cidadão, na sua área pessoal, introduzir os dados necessários para que, através da inteligência artificial, possa receber, por exemplo, sugestões sobre o melhor plano de exercício no seu caso particular.
Em declarações à Lusa, o coordenador do plano, Nuno Marques, explicou que a aplicação vai agregar informação fidedigna de matérias como a promoção do exercício físico, prevenção de hábitos aditivos – como o tabaco e o álcool - e nutrição, assim como as áreas das doenças cardiovasculares, oncológicas, saúde mental, demências, doenças musculoesqueléticas e vacinação.
“Se nós queremos a participações ativa das pessoas, temos que dar outros passos. Para além da informação em si, ter esta informação estruturada para que as pessoas possam retirar logo as suas dúvidas”, afirmou, sublinhando que tudo o que ficará disponibilizado é fidedigno, pois será divulgado pela coordenação do plano, em articulação com a própria DGS, contando também com as sociedades científicas de cada uma das áreas.
Usando a inteligência artificial, além de planos individualizados de exercício, conforme a zona onde a pessoa está, a aplicação disponibilizará informação sobre os locais onde o podem fazer.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com