As previsões da Associação do Comércio e da Indústria da Panificação (ACIP) não são as mais animadoras — o preço deverá subir novamente este ano. A percentagem exata do aumento ainda não foi divulgada. “Terão que ser feitos ajustamentos aos preços de venda, para mitigar os aumentos dos custos dos fatores de produção”, antecipou à Lusa o presidente do conselho fiscal da ACIP, Hélder Pires, aqui citado pela CNN.
A inflação das matérias-primas e a dificuldade em contratar mão de obra num setor que tem sido penalizado pelas atualizações dos salários são outros dos fatores que justificam a revisão em alta dos preços para o consumidor final. Até ao momento, apenas uma parte dos aumentos destas variáveis se tem refletido no valor pago pelos clientes.
Ainda assim, a ACIP estima ainda que as vendas durante o Natal irão representar uma faturação “equivalente ou até superior” à de 2022 “O cliente procura pães mais baratos. Não deixou de comprar produtos de pastelaria, mas nota-se uma redução do consumo”, explicou a associação no final do ano passado.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com