Voltar

Economia

Ano novo preços novos. Pão mais caro no início deste ano

Economia

Ano novo preços novos. Pão mais caro no início deste ano

O custo das matérias-primas e a dificuldade em contratar mão de obra estão entre os principais argumentos para o aumento do preço do pão em 2024.

As previsões da Associação do Comércio e da Indústria da Panificação (ACIP) não são as mais animadoras — o preço deverá subir novamente este ano. A percentagem exata do aumento ainda não foi divulgada. “Terão que ser feitos ajustamentos aos preços de venda, para mitigar os aumentos dos custos dos fatores de produção”, antecipou à Lusa o presidente do conselho fiscal da ACIP, Hélder Pires, aqui citado pela CNN.

A inflação das matérias-primas e a dificuldade em contratar mão de obra num setor que tem sido penalizado pelas atualizações dos salários são outros dos fatores que justificam a revisão em alta dos preços para o consumidor final. Até ao momento, apenas uma parte dos aumentos destas variáveis se tem refletido no valor pago pelos clientes.

Ainda assim, a ACIP estima ainda que as vendas durante o Natal irão representar uma faturação “equivalente ou até superior” à de 2022 “O cliente procura pães mais baratos. Não deixou de comprar produtos de pastelaria, mas nota-se uma redução do consumo”, explicou a associação no final do ano passado.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.