Cultura Museu D. Leonor em Beja
Em cada andor desenvolvem-se composições escultóricas com cenas da vida do santo respetivo: o Batismo de Cristo; o Martírio de São João Evangelista e os mesmos ficarão expostos na Igreja de São Roque, em Lisboa, a partir das 17h00 desta sexta-feira, 20.
A sessão de inauguração contará com a presença da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, e com uma breve apresentação das obras, pela professora Maria Isabel Roque, doutorada em História pela Universidade Lusíada, com a tese “Musealização do sagrado: Práticas museológicas em torno de objetos do culto católico”.
“A opulência material e formal destes andores do século XVIII - em prata e prata dourada, com pedras preciosas e vidro, madeira policromada e têxteis - notáveis exemplares da ourivesaria portuguesa setecentista, testemunha a riqueza do Real Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Beja. Pertencentes às confrarias monásticas das Baptistas e das Evangelistas, rivais nas manifestações do culto prestado aos seus santos patronos, São João Baptista e São João Evangelista, favoreciam o aparato barroco das procissões do Corpo de Deus em que ambos eram levados pelas ruas de Beja”, explica o Museu Rainha D. Leonor da capital de distrito sobre os andores que rumaram a Lisboa para serem apreciados até janeiro de 2024.
Esta exposição resulta de colaboração entre Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), Museu Rainha Dona Leonor e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - Museu de São Roque.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com