"O ano de 2023, representa ainda, uma marca histórica ao se ter alcançado a capitação de 80 kg de resíduos recicláveis, papel/cartão, plástico/metal e vidro, recolhidos por cada habitante residente nestes cinco concelhos ao logo do último ano. O aumento da reciclagem, fez-se sentir, na redução do lixo indiferenciado tendo em 2023 sido recolhidas apenas 8.973 toneladas, o que representa uma redução de 540 toneladas face a 2022", é referido, também, no mesmo documento.
Vítor Picado, secretário-geral da AMCAL, salienta que, “os nossos objetivos com o sistema de recolha porta-a-porta da AMCAL, o Separar sem Parar, estão a ser cumpridos, estamos a aumentar significativamente a recolha seletiva e os materiais que seguem para reciclagem, a comparação entre 2022 e 2023, mostra isso mesmo, que diminuímos em 540 toneladas a quantidade de lixo indiferenciado que recolhemos. Desta forma, percebemos que as populações e as empresas dos nossos cinco concelhos, estão cada vez mais empenhadas na reciclagem seletiva, estão cada vez mais despertas para a importância de se reciclar e de todos, mas mesmo todos ajudarem a reduzir o impacto no meio ambiente.”
Em termos de materiais reciclados ao longo de 2023, o papel cartão foi o mais recolhido com cerca de 670 toneladas, seguido do vidro com 660 toneladas e das embalagens perto das 510 toneladas.
Por habitante, continua a ser o papel cartão com quase 30 quilos o mais reciclado, seguindo-se o vidro e as embalagens. Já no indiferenciado entre 2022 e 2023 cada residente no território AMCAL produziu menos 24 quilos de lixo, realça, igualmente, o documento enviado à Voz da Planície.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com