Voltar

Educação

Alunos portugueses destacam-se por ouvir várias perspetivas - PISA 2022

Educação

Alunos portugueses destacam-se por ouvir várias perspetivas - PISA 2022

Segundo o relatório internacional Programa de Avaliação Internacional de Alunos (PISA) 2022, oito em cada 10 estudantes portugueses de 15 anos consideram que é "importante ouvir várias perspetivas antes de tomar uma posição sobre um determinado assunto." O estudo coloca Portugal em primeiro lugar num ranking que engloba 38 países.

Portugal surge como o país com a maior participação de alunos (65%) que desafiam a noção de que existe apenas uma posição correta em caso de desacordo.

Entre os 38 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) analisados no estudo, Portugal é, também, o país que apresentou a menor discrepância (29%) nos alunos que consideram a perspetiva de todos e que acreditam que existe apenas uma posição correta em caso de desacordo.

Por outro lado, na Chéquia, Finlândia, Islândia, Jordânia, Kosovo, Países Baixos, Palestina e Polónia, menos de 50% dos estudantes relataram considerar a perspetiva de todos antes de tomarem uma decisão.

O PISA 2022 examina formas adicionais de interação parental, como o envolvimento em discussões sobre assuntos políticos ou questões sociais e nutrir uma conexão social entre filhos e pais.

O documento conclui que os alunos cujos pais conversam com eles sobre questões políticas ou sociais estão mais desenvolvidos no pensamento crítico do que alunos cujos pais fazem menos isso, relatando que isto foi observado na maioria dos países e economias com dados disponíveis, particularmente na Bélgica, Brasil, Irlanda e Portugal.



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.