Voltar

Ambiente

Alqueva simula caudal de cheia no rio Guadiana para "limpeza e manutenção dos ecossistemas"

Ambiente

Alqueva simula caudal de cheia no rio Guadiana para "limpeza e manutenção dos ecossistemas"

Foto: Pixabay

Alqueva vai libertar, esta terça-feira, 45 hectómetros cúbicos (hm3) de água a partir da barragem de Pedrógão, de modo a simular um caudal de cheia que garanta o cumprimento do "regime natural daquele curso de água, no rio Guadiana".

Está é vista como "uma medida essencial para limpeza e manutenção dos ecossistemas ribeirinhos no leito do rio Guadiana até à foz", sendo que esta ação vai atingir o pico nos dias 28 e 29 deste mês, com uma média de 300 m3 de água libertada por segundo. 

Pelo segundo ano consecutivo, Alqueva vai libertar a água, no âmbito do regime de caudais ecológicos definidos para as albufeiras de Alqueva e Pedrógão que estão integrados no contrato de concessão celebrado entre o Estado Português e a empresa que gere a barragem de Alqueva.

"De referir que o caudal de 45 hm3 a libertar representa cerca de 7% do volume encaixado em Alqueva desde o dia 01 de janeiro até à data de hoje, não colocando em causa a garantia de água de Alqueva para os diferentes fins a que se destina, nomeadamente: agricultura, abastecimento público e industrial e produção de energia hidroelétrica", refere a empresa responsável pela gestão de Alqueva.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.