Voltar

Agricultura Água

"Alqueva a 80 por cento. Água garantida para regar e consumo humano" - José Pedro Salema

Agricultura Água

"Alqueva a 80 por cento. Água garantida para regar e consumo humano" - José Pedro Salema

Foto: Rádio Campanário

"Alqueva foi construída para fazer face ao clima mediterrâneo, ou seja, sem chuva no verão", recorda José Pedro Salema, presidente do Conselho de Administração da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), frisando que "está a cumprir como previsto". E revela que "com a barragem a 80 por cento da sua capacidade há tranquilidade no abastecimento para as próximas campanhas de rega e para consumo humano".


Foto: José Pedro Salema

O presidente do Conselho de Administração da EDIA salienta que apesar de "se assistir cada vez mais a fenómenos extremos, nomeadamente a períodos de seca mais prolongados e menos tempos de chuva, cada vez mais concentrados, Alqueva tem estado a responder como previsto".

"Alqueva serve 20 concelhos do Alentejo e guarda a água quando ela existe, quando chove", recorda José Pedro Salema, deixando claro que "o esquema da barragem está desenhado para três anos de abastecimento, que são assegurados quando está no seu limite máximo. Neste momento, a água existente dá garantias de utilização, para o regadio, para duas campanhas e meia".

"Beja, Évora e Sines estão garantidos, também, no que se refere ao abastecimento de água para consumo humano e isto é muito importante", salienta, ainda, José Pedro Salema, dando conta que "a população destes centros pode estar descansada". Chamou a atenção, ainda, para o facto de que Alqueva faz, também, "o abastecimento de água para a indústria, nestes três distritos".


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.