Segundo comunicado enviado à comunicação social, trata-se de “uma necessária solução de recurso hídrico para a região do Baixo Alentejo”. Esta nova barragem “tiraria partido do troço da ribeira de Oeiras, um afluente do rio Guadiana e serviria para apoiar e reforçar abastecimento de água da albufeira Monta da Rocha, no concelho de Ourique”.
Este reforço iria garantir abastecimento de reserva para os concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Mértola, bem como no Nordeste Algarvio, em concelhos como Alcoutim e Castro Marim, indica o documento.
As alterações climáticas e a evolução das condições atmosféricas tornam a água um recurso cada vez mais necessário quanto escasso. Neste sentido, o comunicado frisa que o abastecimento público através de albufeiras é um “complemento essencial”, que permite a criação de zonas húmidas, “importante para reduzir os efeitos da seca que se vêm fazendo sentir”.
No Baixo Alentejo os aquíferos e os rios já não são suficientes para fornecer a água necessária para consumo humano e atividades económicas.
A nova albufeira, conforme defende o autarca, “permitiria que a ribeira de Oeiras pudesse ter um caudal ecológico para abeberamento de animais domésticos e especialmente selvagens, e, favoreceria também a manutenção dos ecossistemas, da fauna e flora locais”.
António Bota volta a reafirmar que “a construção da Barragem de Oeiras e o aproveitamento do caudal do Rio Guadiana é um investimento que, além de ser estritamente necessário para o fornecimento público de água, será uma mais-valia para a região, não só para o desenvolvimento da economia regional, como para a sua fauna, flora e ecologia”.
Começar a pensar o distrito de Beja daqui a 20 anos, considerando que as condições de seca vão ser mais severas, ano após ano, é fundamental, na perspetiva do presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, e reforça que se deve “começar a fazer obras e construções hoje”. O autarca termina, realçando que “água é vida” e que “ainda olha com esperança para a construção desta solução que tem local identificado e anteprojeto já delineado”.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com