Voltar

Ambiente

Aljustrel recebeu 100 participantes para debater “Matérias Críticas na Era da Transição Climática”

Ambiente

Aljustrel recebeu 100 participantes para debater “Matérias Críticas na Era da Transição Climática”

Aljustrel foi o local escolhido pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), pela ADENE – Agência de Energia, pela Direção Geral de Energia e pelo Laboratório Nacional de Energias e Geologia (LNEG) para a realização da conferência “Matérias Críticas na Era da Transição Climática”, que juntou cerca de 100 participantes.

A iniciativa aconteceu no Centro de Receção e Interpretação do Parque Mineiro de Aljustrel, tendo reunido especialistas, empresários, académicos e interessados na matéria. A abertura dos trabalhos contou com a presença da secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia.

Marcaram ainda presença, entre outras entidades e empresas, a Industrial Mineral Association (IMA Europe), a Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Cluster Portugal Mineral Resources, a Associação Zero, a Almina – Minas do Alentejo S.A., a Aurora Lithium, a Savannah Resources, a Universidade Nova, a GALP, a NET4CO2, a Universidade de Coimbra, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Faculdade de Engenharia do Porto.

"Considerando que a produção e consumo de energia, com base em fontes renováveis, passam pelo uso de matérias-primas essenciais, e que Portugal pode afirmar-se como um País potencialmente estratégico, nomeadamente através do seu fornecimento, o objetivo foi gerar um debate sobre estes temas com o propósito de demonstrar que se pode prospetar e explorar os recursos de forma responsável e sustentável.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar a Galeria Mineira do Piso 30, que integra o Parque Mineiro de Aljustrel e que vai inaugurar no próximo dia 4 de dezembro", pode ler-se no documento da autarquia, no balanço desta iniciativa.



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.