“O preço de um cabaz de bens alimentares essenciais voltou a aumentar na última semana mais dois euros e 14 cêntimos”. A Deco tem monitorizado, todas as quartas-feiras, com base nos preços recolhidos no dia anterior, os preços de um cabaz de 63 produtos alimentares essenciais que inclui bens como peru, frango, pescada, carapau, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo e manteiga. E tem constatado “aumentos todas as semanas”.
Esta semana, “a redução do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) num valor igual ao que resultaria da descida do IVA dos combustíveis resultou num desconto adicional de 15 cêntimos e meio por litro de gasolina e de 14 cêntimos no gasóleo. O ISP continuará a ser revisto semanalmente, garantindo-se assim a devolução da eventual receita extraordinária do IVA por via do ISP, como até aqui", adianta o Governo.
A partir deste mês quem quiser fazer um teste rápido de antigénio (TRAg) de uso profissional numa farmácia ou num laboratório, terá de o pagar. Isto porque, revela o Público, “o Governo deixou de comparticipar os dois rastreios mensais a que os portugueses tinham direito”. Esta decisão decorre do facto, diz a tutela, de “já não ser obrigatória a apresentação de teste negativo para acesso a locais e de haver menos afluência aos mesmos.”
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com