Voltar

Economia

114 milhões de euros para concursos de gestão da água e resíduos - Alentejo 2030

Economia

114 milhões de euros para concursos de gestão da água e resíduos - Alentejo 2030

Foto: Site Alentejo 2030

O programa Alentejo 2030 lançou seis avisos de concurso, no valor total de 114,2 milhões de euros, para projetos de melhoria de gestão de água e resíduos e de eficiência energética neste território.

Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo revela que "estas iniciativas lançadas pelo programa operacional regional inserem-se no âmbito da estratégia de sustentabilidade ambiental e modernização de infraestruturas do Alentejo”.

O objetivo, segundo a CCDR Alentejo, é que os projetos apoiados promovam “uma gestão mais eficiente dos recursos naturais e a redução do impacto ambiental”.

O concurso com o valor mais elevado, 52 milhões de euros, é no âmbito do ciclo urbano da água em baixa e visa “garantir serviços de águas de excelência, promovendo a eficácia, eficiência, sustentabilidade e valorização desses serviços”.

Outro dos avisos, de 10 milhões de euros, diz respeito ao ciclo urbano da água em alta, para financiar projetos que se proponham a “enfrentar os desafios resultantes das alterações climáticas, como a escassez de água, a degradação das massas de água e o aumento do risco de inundações”.

O Alentejo 2030 abriu, também, um aviso de concurso centrado na reutilização, resiliência, modernização e descarbonização, disponibilizando 1,4 milhões de euros para promover “o investimento em serviços de água de excelência que incluam o tratamento de águas residuais para usos não potáveis”.

Para a eficiência energética na administração local foi aberto um concurso, de 10,8 milhões de euros, dedicado a investimentos que promovam a descarbonização da administração pública local, “com particular enfoque na implementação de medidas de eficiência energética nos edifícios”.



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.