Começaram na semana passada, no concelho de Beja, a realização de testes à Covid19, nos Lares de Idosos, nomeadamente, no Centro Paroquial e Social do Salvador e na Mansão de São José. No total foram feitos 270 testes pelas equipas do Algarve Biomedical Center – ABC, todos com resultados negativos.
Paulo Arsénio frisa que, apesar destes resultados negativos virem tranquilizar os familiares das pessoas institucionalizadas e, também, os funcionários, é importante não baixar a guarda. O autarca revela que, agora, irão ser despistados todos os lares de idosos que faltam, bem como as creches e, também, o Centro de Paralisia Cerebral de Beja e a Cercibeja.
A expetativa que existe, diz Paulo Arsénio, é que esta ação que integra o Programa de Intervenção Preventiva em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI’s) e Lares Residenciais (LR) no Baixo Alentejo, possa estar concluída até dia 22 de maio, havendo sempre a hipótese de se estender até ao final do mês, caso surja algum imprevisto.
Até ao momento já foram realizados, em todo o distrito de Beja, mais de um milhar de testes em diferentes infraestruturas e todos eles deram negativos.
A realização destes testes é assegurada pelo protocolo estabelecido entre Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e o Algarve Biomedical Center – ABC.
A operacionalização do programa no Baixo Alentejo é assegurada por uma parceria alargada, contando com a CIMBAL, o Centro Distrital do Instituto da Segurança Social, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a Autoridade de Saúde, as Comissões Distrital e Municipais de Proteção Civil e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja, sob coordenação do secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com