Voltar

Saúde VIH

"Consulta Externa segue 250 doentes com VIH" - Telo Faria. Médico da ULSBA é distinguido hoje

Saúde VIH

"Consulta Externa segue 250 doentes com VIH" - Telo Faria. Médico da ULSBA é distinguido hoje

Foto: Telo Faria

O médico da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) Telo Faria é distinguido nos 40 anos da Infeção por VIH em Portugal. A cerimónia realiza-se na tarde desta terça-feira, dia 10, na presença da ministra da Saúde. Neste contexto, Telo Faria falou sobre a evolução dos tratamentos desta doença, nestas últimas décadas, no País e no distrito. O Consultor em Medicina Interna da ULSBA afirma que "ainda há estigma no que se refere aos doentes com VIH" e que "o hospital de Beja foi dos primeiros a administrar medicação injetável, e no Sul do País, o único a fazê-lo".

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção pelo VIH, e no âmbito dos 40 anos da Infeção por VIH em Portugal, homenageia, no dia 10 deste mês, o Consultor em Medicina Interna da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), Telo Faria, pelo "contributo dado a esta área em algum momento da sua carreira profissional".

A cerimónia de entrega de prémios simbólicos ao Consultor de Medicina Interna da ULSBA, Telo Faria, e a outros profissionais do País que irão ser distinguidos, igualmente, neste âmbito, irá decorrer de hoje a oito dias, dia 10 de setembro, no pequeno auditório da Culturgest, em Lisboa, a partir das 14h30, na presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

Telo Faria explica que "em 30 anos o VIH passou de doença mortal para crónica" e que isso significou "uma evolução excecional" e deu um exemplo, esclarecendo que "se o doente tiver carga viral zero, a transmissão, por via sexual, não acontece". Deixou, contudo, a nota de que "o estigma em relação a estes doentes ainda existe, mas sem razão para tal".

"No início, os doentes do Baixo Alentejo eram tratados em Lisboa e isso significava um custo elevado para a ULSBA. Neste tempo, muitos não recebiam o tratamento adequado e a transmissão era mais vincada. Depois do ano 2000, com a criação da equipa multidisciplinar que trata os doentes com VIH a situação alterou-se com benefícios significativos para doentes, ULSBA e saúde pública. Hoje são à volta de 250 os doentes seguidos na Consulta Externa e o hospital de Beja foi dos primeiros do País a administrar medicação injetável, de dois em dois meses, e o único no Sul, Alentejo e Algarve, a fazê-lo. Como doença crónica, o VIH já era tratado com um comprimido por dia, sem efeitos secundários, agora esta novidade significa, uma vez mais um grande avanço", partilhou o Consultor em Medicina Interna Telo Faria.

Biografia do Consultor em Medicina Interna da ULSBA Telo Faria:

No presente, o Consultor em Medicina Interna da ULSBA, Telo Faria, integra o Conselho Consultivo da Direção do Núcleo VIH da SPMI, é coordenador da Região Alentejo das IST e Infeção VIH/SIDA e da Região Alentejo das Hepatites Virais. É responsável da Equipa Multidisciplinar das Consultas: Doenças Infeciosas, Prof. Pós-exposição e Prof. Pré-Exposição e participa em atividades formativas a nível hospitalar, regional e nacional. É presidente, moderador, palestrante e elemento de Comissões Cientificas e Organizativas de eventos nacionais e internacionais. Tem publicações em revistas e Atividade de Investigação Científica em termos nacionais e internacionais e é Revisor Científico da “Medicina Interna”, na revista da SPMI.

No passado integrou o Comité Científico da Norma de Profilaxia de Pré-exposição da DGS, coordenou o Núcleo VIH/SIDA da SPMI, foi diretor do Núcleo VIH/SIDA da SPMI, responsável da “Associação Colaborativa da Infeção VIH/SIDA da Região Alentejo” e integrou a Comissão Distrital de Luta contra a SIDA do Baixo Alentejo. Fez a Pós-Graduação/1.º Curso Nacional de Formação e Atualização em Infeção VIH/SIDA, um Estágio no Serviço de Doenças Infeciosas-Hospital de Egas Moniz e foi professor do Instituto Politécnico de Beja – disciplina de Doenças Infeciosas, na Escola Superior de Saúde. Fez parte, igualmente, da equipa responsável pela conceção dos “referenciais de formação no domínio da VIH/SIDA”, bem como da de “Médicos Especialistas em SIDA” da “InterSIDA”. 


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.