Voltar

Atualidade

Mértola reivindica abastecimento doméstico de água a Mesquita, na freguesia do Espírito Santo

Atualidade

Mértola reivindica abastecimento doméstico de água a Mesquita, na freguesia do Espírito Santo

Foto: Facebook JF Espírito Santo

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) fez a sua reunião descentralizada em Entradas, concelho de Castro Verde. Neste encontro foi aprovada, por unanimidade, a tomada de posição sobre o “Reforço de Abastecimento de Água ao Algarve – Solução de Tomada de Água no Pomarão”. Um documento onde os 13 municípios da CIMBAL apoiam a posição de Mértola na reivindicação do abastecimento doméstico de água à freguesia do Espírito de Santo, através do projeto de tomada de água ao Pomarão para o Barlavento algarvio.

Durante a consulta pública do projeto de captação de água do rio Guadiana no Pomarão, no concelho de Mértola, para abastecimento ao Algarve, através de uma conduta adutora até à Albufeira de Odeleite, a Câmara de Mértola emitiu pareceres negativos, bem como a Associação de Municípios para a gestão da Água Pública do Alentejo. Neste contexto, a CIMBAL, na reunião realizada esta semana no âmbito do Conselho Intermunicipal, decidiu, tendo em conta "a relevância que a gestão dos recursos hídricos tem para o território" demonstrar o seu total apoio à Câmara de Mértola, através de uma posição conjunta que fez chegar às diversas entidades com responsabilidades em matéria de gestão da água.

Na posição sobre o “Reforço de Abastecimento de Água ao Algarve – Solução de Tomada de Água no Pomarão”, aprovada por unanimidade, a CIMBAL reconhece a necessidade de não poder existir em Mértola "uma ligação de água a passar por este concelho, através de uma conduta, nomeadamente na freguesia do Espírito Santo que carece de crónicas faltas deste bem, sem se garantir o seu abastecimento doméstico".

Foto: Facebook CM Mértola

António Bota, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, explica à Voz da Planície que "com esta posição conjunta não se está contra ao abastecimento de água ao Algarve, mas sim a favor, tal como reivindica Mário Tomé, presidente da Câmara de Mértola, da instalação de um local de distribuição que garanta o abastecimento às diversas localidades da freguesia do Espírito Santo antes de chegar à Barragem de Odeleite", no Barlavento algarvio.

Foto: Facebook CM Mértola

Mário Tomé, presidente da Câmara de Mértola, explica à nossa rádio que "há muitos anos que os espanhóis tiram água do Pomarão para o seu regadio" e que agora "foi desenhada uma solução para o País, visando de novo o Pomarão, que deixa, infelizmente, as populações do Espírito Santo de fora".

Mário Tomé sublinha que "Mértola tem muitas localidades que são abastecidas por furos em virtude da seca e da consequente falta de recursos hídricos que se faz sentir neste concelho". E neste contexto realçou que muitas destas populações "só conseguem fazer face ao consumo doméstico de água com o reforço, que a autarquia garante, com abastecimento por autotanques no verão e até no inverno".

O presidente da Câmara de Mértola refere que no início deste processo o "descontentamento era grande", mas diz, também, que "agora há um compromisso de se tentar resolver esta matéria, ou seja, encontrar uma solução para a freguesia em causa" e que acredita nesta possibilidade. Mário Tomé avança, ainda, que as entidades responsáveis foram "convidadas a visitar o concelho e a conhecer esta realidade" e que tem reunião marcada com a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, dia 26 deste mês, para tratar este assunto.

Recordamos que o Bloco de Esquerda (BE) defendeu que o investimento no projeto de “Reforço do Abastecimento de Água ao Algarve – Solução da Tomada de Água no Pomarão” deve ter como “prioridade o abastecimento doméstico, nomeadamente das populações envolventes: na freguesia do Espírito Santo, Mesquita, Sedas, Jambuzal, Vicentes, Alcaria do Javazes, Álamo, Bicada, Besteiros, Roncão, Boavista, Moinhos de Vento, Herdade de Colgadeiros, Herdade de Almunia Velha; Lombardos, na freguesia de Mértola; e ainda diversas localidades dos concelhos de Alcoutim e Castro Marim, cujo abastecimento no verão é assegurado por autotanques”. Uma posição esplanada na resolução que o BE apresentou e que foi aprovada, em Assembleia da República, em janeiro de 2023.

Questionado sobre esta recomendação, Mário Tomé disse que agradece ao BE esta posição "na qual a Câmara de Mértola se revê" e que "importante, também, é o que a autarquia está a fazer para resolver esta matéria, bem como a posição de solidariedade que a CIMBAL tomou esta semana".

O Bloco de Esquerda (BE) fez chegar, entretanto, à Voz da Planície um comunicado onde refere que "esta tomada de posição conjunta da CIMBAL é justa, e oportuna, só pecando por tardia".
Neste documento, o BE refere, ainda, que a "atual ministra o Ambiente, Maria da Graça Carvalho, conhece a região e tem manifestado a intenção de pôr fim às captações ilegais de água no Guadiana, por parte de agricultores espanhóis e também em território nacional".

PUB
PUB

Concertos

Bia Ferreira encerra hoje Festival das Marias

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.