Voltar

Agricultura Regadio

EDIA corta água aos agricultores que gastam mais do que o autorizado. Medida em vigor desde 2023

Agricultura Regadio

EDIA corta água aos agricultores que gastam mais do que o autorizado. Medida em vigor desde 2023

Foto: Freepik

Os agricultores que utilizam a água de Alqueva para regadio afirmam que a EDIA está a cortar a água "aos que excedem os consumos acordados para o ano agrícola em curso", avança, esta semana, o jornal "Público". Esta medida foi implementada em janeiro de 2023“ e explicada à nossa rádio pelo presidente do Conselho de Administração da EDIA. José Pedro Salema esclareceu que "quem cumpre as regras não tem quaisquer restrições, mas limita, naturalmente, quem queira regar mais do que está autorizado a fazer”.

"Todos os utilizadores do regadio têm que fazer uma inscrição anual na Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA). Isto não significa que há restrições para quem cumpre as regras, mas sim que limita quem quer regar para lá do autorizado”, assegurou à Voz da Planície, em janeiro de 2023, José Pedro Salema.

2023 começou com esta novidade que foi explicada pelo presidente do Conselho de Administração da EDIA. José Pedro Salema revelou que "as contas são simples pois a ciência determina qual o volume de água máximo a utilizar em determinadas culturas. Isto quer dizer que quem tem tudo em conformidade, quando faz esta inscrição, leva a indicação do teto máximo a utilizar, ou seja a referência do volume total resultante do que cada cultura consome na respetiva exploração”.




PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.