O deputado do Partido Socialista (PS), eleito por Beja, Pedro do Carmo, diz que “é uma grande notícia para o Baixo Alentejo”. Em declarações à Voz da Planície, explicou que vão ser beneficiados, com água para consumo humano, os concelhos de Ourique, Castro Verde, Almodôvar e Mértola” e que vão ser contemplados, com água para regadio, os de Aljustrel e Ourique”.
Pedro do Carmo acrescentou que “muito se trabalhou para que a vontade política se traduzisse em compromisso, para que se reforçasse os recursos hídricos para abastecimento humano, para o desenvolvimento de atividades económicas e para uma renovada valorização do território, que abre novas oportunidades”.
São 27 milhões e cem mil euros de investimento para levar a água do Alqueva, Barragem do Roxo à Barragem do Monte da Rocha e ao Bloco de Rega da Messejana. E os interessados têm, a partir de hoje, 59 dias para “apresentarem as suas candidaturas à Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) para que depois, com vontade política, recursos financeiros e cumpridas as burocracias, a obra comece a concretizar-se”.
Pedro do Carmo fechou este anuncio com a afirmação de que “valeu a pena lutar e dar voz ao Baixo Alentejo.”
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) congratula-se com esta notícia. E, em comunicado, considera que "esta ligação é fundamental para garantir o abastecimento público de água a populações dos concelhos de Castro Verde, Ourique, Almodôvar, Mértola e Odemira".
"Estes novos blocos de rega irão permitir o uso da água para fins agrícolas em mais de dois mil e 300 hectares dos concelhos de Aljustrel e Ourique", é referido igualmente.
O documento, sublinha que "esta é uma conquista pela qual os autarcas do Baixo Alentejo têm batalhado, tendo o assunto sido colocado, ao longo dos tempos, em diversos fóruns e é um passo decisivo no combate à desertificação e aumento da competitividade dos territórios".
O Município de Ourique saúda a publicação do concurso público que permitirá a chegada da água do Alqueva à Barragem do Monte da Rocha.
Em comunicado, a Câmara de Ourique frisa que "depois de muito trabalho, muita defesa do interesse das comunidades e dos territórios do Sul do Baixo Alentejo e desbloqueadas as burocracias que entravam a vontade política existente, o Concurso Público da Empreitada de construção do Circuito Hidráulico de Ligação à Albufeira do Monte da Rocha e do Bloco de Rega da Messejana foi publicado em Diário da República".
"É uma excelente notícia para Ourique e para o território a Sul do Baixo Alentejo, para a afirmação da nossa capacidade produtiva tão evidente na fileira do porco alentejano, para a sustentabilidade do abastecimento de água para consumo humano e para a geração de dinâmicas positivas para as pessoas e para as nossas terras. É um dos maiores investimentos públicos no Baixo Alentejo, com enorme relevância para este concelho", é salientado igualmente.
"Há anos que o Município de Ourique defende em diversos patamares de decisão a concretização deste investimento. Há anos que a ideia se converteu em projeto, precisando de vontade política e de recursos financeiros para ser concretizada. E hoje, finalmente, dá-se um passo decisivo para a sua concretização. Ourique vai poder ter maior sustentabilidade no abastecimento de água para consumo humano e aumentar o potencial produtivo dos seus agricultores, criadores e produtores. Este é um investimento que soma, que valoriza e que acrescenta valor a Ourique e ao território", reitera, ainda, o documento.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com