O aumento dos preços dos combustíveis está a provocar ondas de choque nos preços de fatores de produção para a agricultura que podem conduzir à disrupção da sustentabilidade económica das explorações agrícolas e pecuárias em todo o país. Rui Garrido, presidente da FAABA, chama a atenção para o aumento dos preços do gasóleo agrícola que sofreu um agravamento de 44% entre Outubro de 2020 (0,66€/l) e Outubro de 2021 (0,95 €/l), identificando as suas consequências no preço de custo de produção de cereais.
Está a ser observada uma escassez generalizada na oferta de produtos e matérias-primas que estão a provocar uma escalada generalizada de aumentos de preços de que não há memória recente, e sem um fim à vista. Preocupada com as consequências desta realidade tanto na produção, como pelo facto de a mesma poder acarretar consequências também para os consumidores, a FAABA apela às estruturas governativas e políticas nacionais para que sejam tomadas medidas que mitiguem os efeitos do aumento dos custos de produção e da eventual perturbação da oferta. A FAABA quer, também, entre outros aspetos o regresso da eletricidade verde. As declarações são, igualmente, de Rui Garrido.
A FAABA e os agricultores em geral estão muito apreensivos com esta situação e dizem, ainda que sem criar alarmismos, que não poderá ser descurado o eventual cenário de falta de produtos e fatores de produção para manter a normal atividade agrícola.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com