Voltar

Sociedade

Agentes funerários com “cuidados redobrados” com o covid-19

Sociedade

Agentes funerários com “cuidados redobrados” com o covid-19


São muitos os profissionais que estão “na linha da frente” no combate ao covid-19. Os agentes funerários fazem parte deste grande grupo de risco e por isso têm “cuidados redobrados”. A sua prática obedece “a critérios rigorosos, definidos pela DGS” e “têm especial preocupação com a recolha de corpos em lares” e com “os funerais.”

A Voz da Planície falou com Carlos Almeida, da Agência Funerária Pax Julia, que referiu: “por estarem expostos e na linha da frente, os agentes funerários podem ser contagiados e ser portadores de contágio factos, que obrigam a cuidados redobrados e rigorosos”.

Para além destas preocupações acrescidas “há ainda, que ter cuidados de higiene, diários, com as instalações e o respeito pelas distâncias de segurança no atendimento no escritório”, disse, também, Carlos Almeida. Contudo, o que mais o preocupa são “as situações nos lares, quando se recolhem os corpos”. Nestes casos, referiu Carlos Almeida, “foi pedido a estas instituições a criação de espaços isolados para fazer este trabalho porque há acima de tudo a preocupação de não deixar qualquer tipo de contágio nos locais onde vive a população de risco que são os idosos”.

“Os funerais podem ser uma fonte de contágio e por isso mesmo, em articulação com a Câmara de Beja e o Hospital estão a ser tomadas medidas no sentido de minimizar, ao máximo, esta questão”, garantiu Carlos Almeida. “Só podem acompanhar o ente querido 7 a 8 familiares de cada vez e os espaços da Casa Mortuária de Beja estão arrumados, através da disposição das cadeiras, no sentido de manter a distância de segurança recomendada”. Carlos Almeida exorta as pessoas “a deixarem condolências através das redes sociais e telefones, no sentido de se evitarem aglomerados nos funerais, situação que pode levar, como já acontece em Espanha, ao encerramento destes espaços”, frisou.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.