"À conversa com Maria Luísa Francisco" é o nome da sessão, marcada para as 19h00, em que Afonso Reis Cabral vai revelar, em Beja, o seu percurso literário. À Voz da Planície confidenciou que "está com bom andamento" o seu terceiro romance, que está previsto sair em outubro deste ano, que vai aproveitar a sua passagem pela capital de distrito para a conhecer, "passeando", e "para escrever, um pouco, numa esplanada".
Sobre a sessão desta tarde, na Biblioteca de Beja, Afonso Reis Cabral sublinhou que "vai depender muito das participações" e que, entre outros aspetos, espera que o seu testemunho "incentive para a leitura".
Afonso Reis Cabral completa 34 anos de idade no final de março e sublinha que nunca precisou de "fazer escolhas utilitárias" pois escreve desde os 9 anos e sempre desejou "ser escritor", fazer da escrita a sua vida, o seu sustento. Sonho que concretiza, diariamente, tem "um horário para escrever", afirma que "não é possível viver só da inspiração" e que no seu caso consegue ter aliados, na escrita, "o ofício e a arte".
"Afonso Reis Cabral nasceu em 1990. Aos 15 anos publicou o livro de poesia Condensação. É licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos, fez mestrado na mesma área e tem uma pós-graduação em Escrita de Ficção. Foi duas vezes à Alemanha de camião TIR em busca de uma história, a primeira das quais aos 13 anos. Trabalhou numa vacaria, num escritório de turismo e num alfarrabista.
Em 2014, ganhou o Prémio LeYa com o romance O Meu Irmão. Em 2017, foi-lhe atribuído o Prémio Europa David Mourão-Ferreira na categoria de Promessa, em 2018 o Prémio Novos na categoria de Literatura e em 2019 o Prémio GQ MOTY na categoria de Literatura.
No final de 2018 publicou o seu segundo romance, Pão de Açúcar, com forte acolhimento por parte da crítica e vencedor do Prémio Literário José Saramago – Fundação Círculo de Leitores em 2019. Este romance será adaptado a filme pela produtora brasileira Glaz, que adquiriu os direitos em 2022. Entre Abril e Maio de 2019, percorreu Portugal a pé ao longo dos 738,5 quilómetros da Estrada Nacional 2, de que resultou o livro Leva-me Contigo – Portugal a pé pela Estrada Nacional 2. As suas obras encontram-se traduzidas em várias línguas.
Tem contribuído com dezenas de textos para as mais variadas publicações. Foi colunista da Mensagem de Lisboa com «O Rossio na Betesga». Participou, com Dulce Maria Cardoso e Richard Zimler, no programa semanal «Biblioteca Pública», da Antena 1. É colunista do Jornal de Notícias, semanalmente com a rubrica «Ansiedade Crónica». É presidente da Fundação Eça de Queiroz. Nos tempos livres, faz Scuba Diving e pratica boxe", divulga a Biblioteca Municipal de Beja sobre o escritor.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com