“Com 94 por cento de suscetibilidade à desertificação, os municípios do Baixo Alentejo necessitam de implementar estratégias que permitam atingir a «neutralidade da degradação dos solos» (Land Degradation Neutrality), um conceito definido pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) que tem como objetivo promover um equilíbrio entre a degradação do solo e a sua recuperação”, refere a ADPM.
O objetivo é que a degradação seja compensada com ações de recuperação do solo numa determinada área geográfica, promovendo a preservação deste recurso e, assim, prevenindo a desertificação.
No workshop, irão participar representantes nacionais da Convenção de Adaptação às Alterações Climáticas que apresentam e discutem o Plano Ação Nacional para o combate à Desertificação e os participantes vão poder contribuir diretamente para o planeamento de soluções de combate à degradação dos solos.
O objetivo é criar um documento de orientação estratégica e política, que facilite a tomada de decisão a nível local e regional. Esta iniciativa insere-se no projeto LIFE Desert-Adapt, cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, e que visa desenvolver, demonstrar e promover estratégias e técnicas para adaptação às Alterações Climáticas de áreas mediterrânicas sob risco de desertificação, para adaptação às alterações climáticas em áreas mediterrânicas sob risco de desertificação.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com