Voltar

Agricultura

"A atividade rural continua invisível ao mundo urbano" - ACOS

Agricultura

"A atividade rural continua invisível ao mundo urbano" - ACOS

O IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva, que se realizou em Ourique a 14 e 15 de novembro e que contou com cerca de 400 participantes, revelou-se "em sintonia com os próximos desafios da Política Agrícola Comum (PAC)", avança a ACOS - Associação de Agricultores do Sul.

Nas conclusões reveladas sobre esta iniciativa, a ACOS refere que “o processo da renovação geracional no setor agrícola” é “considerado um problema estrutural por resolver” e “carece de mecanismos que reforcem incentivos financeiros e fiscais que tornem a atividade mais atrativa para os jovens”.

Sublinha, igualmente, que os congressistas concluíram que “as atividades do mundo rural estão a tornar-se invisíveis porque não são devidamente percecionadas e valorizadas pelo mundo urbano”.

Sobre a sanidade animal foi apontada como exemplo a Língua Azul, que “deve ser encarada com base numa política ibérica, seguindo o lema «prevenir é melhor que curar»", é avançado também.

Reclamam, ainda, os participantes, "investimento público numa rede para fornecimento de água às explorações em todo o território do interior transfronteiriço para apoio a pequenos regadios, abeberamento de animais e abastecimento de águas às populações”, frisa a ACOS.

O IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva foi organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Cooperativas Agro-Alimentarias de España e Federación Andaluza de Agrupaciones de Defensa Sanitária Ganaderas.Esta é uma das conclusões do evento que tomou a sustentabilidade a renovação geracional como o mote principal dos trabalhos, revela, em comunicado, a ACOS – Agricultores do Sul, entidade promotora do evento.



PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Paulo de Carvalho hoje em Beja

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.