Voltar

Agricultura

Acesso à água no perímetro de rega do Mira leva BE a questionar Governo

Agricultura

Acesso à água no perímetro de rega do Mira leva BE a questionar Governo

O Bloco de Esquerda (BE) questionou a ministra da Agricultura sobre a “criação e a composição da Comissão Administrativa da Associação de Beneficiários do Mira”. Pergunta, também, porque estão “excluídos determinados produtores do acesso à água e beneficiados outros com explorações intensivas e maiores consumos”.


O BE quer, igualmente, que a tutela explique quais os motivos que levaram à substituição da direção da associação em causa e perceber que “iniciativas tomou o Ministério da Agricultura junto das associações de produtores afetados, no sentido de os consultar acerca das suas intenções quanto à revisão das regras de distribuição da água”.

Alberto Matos, da Coordenadora Distrital do BE, explica à Voz da Planície os motivos que levaram o seu partido a pedir esclarecimentos à tutela sobre esta matéria, deixando a indicação das questões colocadas à ministra Maria do Céu Antunes.

No perímetro de rega do Mira, o Ministério da Agricultura assinou um despacho que suspendeu a direção, eleita, da Associação de Beneficiários do Mira (ABM) e nomeou uma Comissão Administrativa.

Esta Comissão é presidida por um membro da Direção-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), e integra ainda um elemento da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e dois representantes dos beneficiários do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira.

Ao que tudo indica, a mudança de chefia na Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega do Mira teve como consequência “o receio que a água deixe de chegar aos chamados pequenos agricultores e produtores para satisfazer as necessidades do agronegócio ligado às estufas”, situação que motivou, tal como explicou Alberto Matos à nossa rádio, o BE a colocar ao Ministério da Agricultura um conjunto de questões que precisam de respostas.



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.