Voltar

Atualidade

Vinipax 2023 destaca vinhos do Alentejo e Sul do País, de 5 a 8 de outubro, em Beja

Atualidade

Vinipax 2023 destaca vinhos do Alentejo e Sul do País, de 5 a 8 de outubro, em Beja

A Vinipax abre as portas em Beja no dia 5 de outubro para se prolongar até dia 8 do próximo mês. Nesta 14.ª edição, do "maior evento de vinhos do Sul de Portugal, estarão presentes cerca de quatro dezenas de produtores, distribuídos pelas várias regiões representadas", avança a autarquia bejense, responsável por esta organização.


Na Vinipax, para além de produtores ainda marcarão presença a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, enquanto região convidada, apresentando os seus vinhos. A Associação de Municípios Portugueses do Vinho e a Confraria do Vinho de Talha de Cabeção, que apresentarão os vinhos de talha desta região, vão marcar presença igualmente.

A Vitifrades vai estar, igualmente, representada e vai o vinho de talha e a sua 25.ª edição, que decorrerá em Vila de Frades entre 8 e 10 de dezembro de 2023, assim como os municípios de Vidigueira, que apresentará os vinhos do concelho, o de Mértola que traz os novos vinhos deste concelho, o de Oeiras que apresenta os vinhos de Carcavelos e o de Ourique que irá proporcionar provas de degustação do presunto de porco alentejano com os vinhos presentes na feira, avança a nota de imprensa enviada à nossa redação.

Os Vinhos da Moldávia, um país com larga tradição vinícola, mas ainda desconhecido do grande público vai poder ser apreciado, igualmente, na Vinipax.

O presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, salienta o facto de “contarmos com 39 expositores, que representam aproximadamente 60 marcas e mais de 300 referências de vinho. Daremos ênfase particular aos vinhos de Beja e aos Vinhos de Talha”, sem, contudo, “deixar de transmitir uma dimensão mais ampla das excelentes ofertas de vinho de todas as regiões do País, como é o caso dos vinhos da Beira Interior, região convidada da Vinipax 20023. O vinho é um dos elementos centrais da economia local, fator potenciador do turismo e ainda um dos embaixadores de excelência do concelho de Beja e da região em Portugal e no estrangeiro”.

Em comunicado, a Câmara de Beja refere que a Vinipax consolida-se "no calendário de mostras vínicas nacionais de referência, desta vez no seio do conjunto de eventos integrados, designado por Patrimónios do Sul. Dando continuidade à aposta na projeção internacional, vamos contar com a presença de vários jornalistas das revistas da especialidade, vindos não só de Portugal, como também de diversos pontos do mundo. O Município, na qualidade de entidade organizadora, vai continuar a afirmar a capital de distrito como lugar central para as culturas agrícolas mais importantes, sendo a vinha e o vinho uma referência. A Vinipax é uma homenagem ao melhor da vida e da experiência alentejana que será partilhada por milhares de visitantes, amadores e profissionais. Premeia, também, a quebra de barreiras entre regiões vinhateiras vizinhas com as quais se constrói o maior evento expositivo de vinhos do Sul de Portugal."

A Turismo do Alentejo também apoia esta iniciativa participando no programa do Sul à Mesa com a vinda dos Chefs Henrique Sá Pessoa e Filipe Ramalho, revela, ainda, a organização.

Destaques do programa da Vinipax 2023:

Este ano, a VINIPAX apresenta uma Loja de Vinhos, com um horário alargado, que permitirá a compra dos vinhos representados neste evento. Já na programação, além das habituais provas comentadas pelos produtores presentes, será promovida uma estreita ligação dos vinhos e da gastronomia, através da realização de provas de harmonização, no espaço Sul à Mesa, onde assinalarão presença alguns dos chefs e restaurantes de excelência de Beja e de Portugal.

No dia 5 de outubro, primeiro dia da iniciativa, o destaque vai para a preparação de um Bacalhau D´oro e Abanicos de porco preto com especiarias marroquinas, arroz amarelo de Alter do Chão com feijão e pickles de cebola roxa pelo chef Filipe Ramalho (Páteo Real); às 17h30 o crítico de vinhos Manuel Baiôa fará uma prova comentada sobre os vinhos da Beira Interior.

No dia 6 de outubro, o programa inicia-se às 16h45 com o Chef Pedro Rolim (Escola Profissional de Alvito), que irá ensinar a elaborar um Coelho bravo frito e Açorda seca de Lúcios; às 18h00 – no Stand do Município de Ourique irá decorrer uma prova de harmonização entre os Vinhos de Talha (Vitifrades) com o Presunto de Porco Alentejano IGP; às 18h40 – o Chef Luís Rocha (Herdade dos Grous) irá elaborar um Faisão braseado com molho 23 barricas.

No dia 7 de outubro, salientamos às 11h30 a confeção de uma Açorda de Perdiz com grão pelo Chef António Nobre (Degust’AR Lisboa Restaurante & Bistro); às 15h00 o Chef João Engana (Restaurante Abaladiça) irá preparar um Bacalhau à Alentejana harmonizado com o vinho Discórdia Reserva - Herdade Vale d'Évora; às 17h30 o Chef Henrique Sá Pessoa (Restaurante Alma) irá preparar uma Sopa de cação e Presa alentejana com migas e grelos; às 19h00 realizar-se-á uma prova dedicada aos Vinhos de Beja escolhidos e comentados pelo enólogo Aníbal Coutinho. Neste dia, a organização da Vinipax conta ainda com uma press trip patrocinada pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo que trás ao território 11 jornalistas de 7 meios internacionais relacionados com o mundo dos vinhos e do enoturismo, consolindando a aposta na internacionalização do evento, dos produtores de vinho e dos enoturismos da região Alentejo.

No último dia da Vinipax, no Domingo, 8 de outubro, as atividades iniciam-se às 11h30 com Cakery by Sofia Coutinho que apresenta receitas para a família: Panquecas de Limão & Mirtilo e Bolachas de Banana & Aveia; às 15h00 a chef Saudade Campião (restaurante a Pipa) confecionará uma “Sopas de tomate com toucinho e linguiça frita”; às 16h30 o Chef João Mourato (Quinta do Quetzal) irá elaborar Lagostim do rio à Bulhão Pato, gema a baixa temperatura e paia de toucinho e Arroz cremosos de cogumelos e Cachaço de porco alentejano assado, harmonizados com vinhos da Quinta do Quetzal comentados por Manuel Baiôa; às 18 horas o enólogo Aníbal Coutinho irá conduzir uma prova sobre o “Vinho de Talha”.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.