Voltar

Saúde

ULSBA: concurso para 16 médicos de medicina geral e familiar ficou “deserto”

Saúde

ULSBA: concurso para 16 médicos de medicina geral e familiar ficou “deserto”

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) abriu vagas para medicina geral e familiar, no início do passado mês de maio, tal como a Voz da Planície noticiou, e sabe-se agora que nenhuma, das 16 disponibilizadas, foram ocupadas. O concurso ficou “deserto”.

Pedro Vasconcelos, presidente do Conselho Distrital de Beja da Ordem dos Médicos, “não estranha” este resultado pois, frisa, “as pessoas não se sentem cativadas para concorrer”. A “falta de acessibilidades à capital, com comboios do século passado e sem condições para deslocações de qualidade são, também, um entrave”, deixa claro o responsável, diz o “Diário do Alentejo”.

Pedro do Carmo, deputado do Partido Socialista (PS), eleito por Beja, partilha das mesmas preocupações e considera “preocupante a incapacidade em atrair pessoal médico para a região”. Defende medidas de “discriminação positiva a nível central, mas não descarta o papel que as autarquias podem desempenhar neste objetivo”.

Também João Dias, deputado do Partido Comunista Português (PCP), eleito pelo distrito, defende “discriminação positiva e medidas extraordinárias para a fixação de médicos nos territórios do interior e lembra que o seu partido propôs, em sede de discussão do Orçamento do Estado, medidas concretas, nomeadamente, a valorização dos salários em 40 por Cento, carreiras mais rápidas e um suplemento de aquisição ou arrendamento de casa própria de 700 euros mensais”. É fundamental a “aquisição de casa própria para assegurar a permanência dos profissionais”, salienta o parlamentar. “As acessibilidades e a oferta de escolas são outros fatores que contam na hora dos médicos escolherem um local para viver”, conclui João Dias.

A Voz da Planície conta ouvir, na jornada informativa de hoje, o Conselho de Administração da ULSBA sobre este resultado, assim como fazer o ponto de situação, igualmente, sobre o que se passou com as outras vagas, de outras especialidades, colocadas a concurso na mesma altura.

De referir, ainda, que das 978 vagas do concurso nacional para clínicos de medicina geral e familiar apenas 314 foram ocupadas.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.