O inquérito foi desenvolvido com o objetivo de compreender como é que os cidadãos do Baixo Alentejo veem a União Europeia e as suas políticas. Responderam 176 pessoas, oriundas dos concelhos de Aljustrel, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Ourique e Serpa.
Sobre a questão “O que é para si a União Europeia?”, 77,8% dos inquiridos consideram que é “uma união de países que luta pela paz, a prosperidade, a segurança e os diretos dos seus cidadãos”. Apenas 5,7% não conseguiam compreender bem o que é a UE.
Mais de 80% dos inquiridos considera que a União Europeia tem algum impacto ou um grande impacto nas suas vidas pessoais.
No ponto “Juventude e Formação”, os dados indicam que 18,8% dos inquiridos candidataram-se e/ou participaram em programas europeus para a Juventude e Formação, sendo a experiência nos mesmos considerada “Muito Boa” por 68,8% dos participantes.
As entidades e empresas também confirmam que se candidatam a fundos e apoios europeus (55,7%).
O documento revela ainda algumas curiosidades, 58% dos inquiridos não sabe que serviços da União Europeia estão disponíveis na região, 41,9% conhece os serviços, mas nunca esteve em contacto os mesmos e 70,5% consideram que deveria haver (ou haver mais) serviços da UE na região. De forma generalizada, a imagem da UE aos olhos dos baixo-alentejanos é positiva.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com