No documento é referido que "o Orçamento de Estado para 2024 (OE2024) não contemplou o nosso distrito e o nosso concelho, demonstrado na falta de investimento público na área da saúde e das acessibilidades". E que "precisamos, no nosso concelho, ver reorientado um serviço nacional de saúde para o reforço dos cuidados de proximidade, nomeadamente, através da contratação de mais profissionais."
É frisado também, que é "necessário continuar com o processo de ampliação e conclusão da segunda fase do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja". E que "as vias de comunicação desempenham um papel fundamental no desenvolvimento regional e na redução das assimetrias, superando as barreiras geográficas."
Fica sublinhado, igualmente nesta moção, que "precisamos de uma rede de infraestruturas ferroviárias e rodoviárias que complementem os eixos de desenvolvimento regionais, como são a barragem de Alqueva, a estrutura portuária de Sines e aeroportuária de Beja. É necessário a conclusão da A26 e do IC27. É da mais elementar justiça a modernização e eletrificação da linha ferroviária Beja-Casa Branca (com ligação ao Aeroporto de Beja, por forma a poder utilizar-se, com frequência, a complementaridade com o Aeroporto de Lisboa), bem como a recuperação do traçado ao Algarve. A modernização e o desenvolvimento do distrito de Beja têm de ser, necessariamente, amparados pela vontade política."
No final é realçado que "uma vez que tais investimentos não têm sido contemplados nos sucessivos orçamentos de Estado; poder-se-á, perfeitamente, incluí-los no âmbito dos fundos estruturais estratégicos do PRR. Pelo exposto, perante o quadro existente no concelho, a Assembleia Municipal de Beja reunida em sessão ordinária de 6 de dezembro de 2023, vem propor ao Governo (ou ao que sair das eleições de 10 de março de 2024) que adote as seguintes medidas políticas, através do Plano de Recuperação e Resiliência, o reforço da prestação dos cuidados de saúde, através da contratação de profissionais; e da construção da segunda fase do Hospital José Joaquim Fernandes, bem como a melhoria das acessibilidades, através da conclusão da A26 e do IC27; e a modernização e eletrificação da linha ferroviária Beja-Casa Branca, bem como a recuperação do traçado ao Algarve."
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com