Rui Garrido, presidente da Direção da ACOS, mostrou-se agradado com as "palavras do primeiro-ministro, Luís Montenegro, na sessão de abertura, mostrando interesse sobre os problemas do território, incluindo as acessibilidades, e deixando claro que a agricultura é estratégica para este Governo". O concelho do Fundão foi a região convidada.
Nesta feira, Rui Garrido, e outros agricultores, do território reuniram-se com o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, na Ovibeja 2024. Neste encontro colocaram o governante a par dos principais problemas com que se debatem os agricultores. As questões da gestão da água, no regadio e sequeiro, a Política Agrícola Comum (PAC), as alterações climáticas e as ajudas necessárias a quem produz foram algumas das matérias abordadas, explicou Rui Garrido.
Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, a cidade que recebe o certame, também fez o balanço deste certame, realçando, desde logo, o "impacto económico que tem no território, nas dormidas e na restauração".
Paulo Arsénio destacou, ainda, o sucesso do espaço deste ano, dedicado aos 10 anos de cante alentejano como património imaterial da humanidade, sublinhando a forma como este património foi "promovido na Ovibeja".
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com