Voltar

Sociedade

Humanidade começa a viver a crédito a partir de hoje

Sociedade

Humanidade começa a viver a crédito a partir de hoje


Hoje é o dia em que a Humanidade consumiu os recursos planetários do ano e vai começar a viver “a crédito”. Há uma regressão ao nível de 2019, após um período de calma em 2020, devido à situação pandémica.

 A informação foi avançada pela organização não governamental (ONG) norte-americana Global Footprint Network.

"Quando faltam mais de cinco meses para o final do ano, em 29 de julho teremos esgotado o orçamento planetário de recursos biológicos para 2021. Se tivéssemos necessidade de uma lembrança da emergência climática a ecológica com que estamos confrontados, o Dia da Sobrecarga da Terra encarrega-se disso", referiu em comunicado, Susan Aitken, dirigente política em Glasgow.

Este índice pretende demonstrar o consumo cada vez maior de uma população humana em expansão num planeta limitado. Para exemplificar melhor, seria necessário 1,7 Terras para satisfazer as necessidades da população mundial.

O cálculo da data é feito através do cruzamento da pegada ecológica das atividades humanas e a “biocapacidade” da Terra, capacidade dos ecossistemas de se regenerarem e absorverem os resíduos produzidos pelo Homem.

A referida “sobrecarga” dá-se quando a pressão humana excede a capacidade de regeneração dos ecossistemas naturais. Há 50 anos que esta situação só tem vindo a deteriorar-se, segundo a ONG, este ano explica-se tanto pela subida da pegada do carbono, em 6,6%, como pela perda da biocapacidade florestal mundial, em 0,5%, "devido em grande parte ao pico de desflorestação na Amazónia”.

 "Estes dados mostram claramente que os planos de relançamento da era pós-pandemia só podem ter sucesso a longo prazo se se apoiarem na regeneração e gestão racional dos recursos ecológicos", declarou Laurel Hanscom, presidente executivo da Global Footprint Network.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.