No contexto desta iniciativa foi afirmada “a luta pelos direitos e liberdades conquistados pelos trabalhadores e pelo povo português com a Revolução de Abril”, frisando que “as respostas mais urgentes aos problemas económicos e sociais que os trabalhadores e o povo enfrentam encontrarão soluções com a concretização de uma política que coloque de novo os valores de Abril no futuro de Portugal”. Vítor Picado falou perante os participantes recordando que “uma das conquistas de Abril foi o poder local democrático”.
Prosseguiu frisando que “para cumprir o seu papel, as autarquias precisam de condições financeiras adequadas e muitas de recuperar a sua forma original”, referindo-se às freguesias extintas que, “nas autárquicas deste ano, já podiam recuperar a sua identidade e que estão impossibilitadas de o fazer perante o quadro atual”.
“Um futuro de progresso e um Alentejo mais desenvolvido é o que a CDU de Beja defende e para tal é preciso reduzir assimetrias, gerir o território de forma justa, concluir o IP8 e IP2, ter uma linha férrea eletrificada, um aeroporto em pleno funcionamento, um SNS digno e a segunda fase de construção do Hospital distrital assegurada”, relevou Vítor Picado nas suas palavras.
“Defender e afirmar Abril e Maio, e todos os valores associados, torna-se ainda mais premente na atual situação em que centenas de trabalhadores, estão em regime lay off, desemprego, com cortes no vencimento, pondo em causa o direito ao trabalho e ao trabalho com direitos e o direito a ter uma vida digna no nosso país” foram questões sublinhadas por Vítor Picado.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com