A bolota, “maravilha da natureza e da região, simboliza um ecossistema de grande valor ecológico, mas fabricado pelo homem, o montado”, frisou o engenheiro agrónomo e agricultor João Madeira, lembrando que “é de construção recente, tem cerca de 300 anos”, e que “resultou da tentativa de se produzir num ambiente semiflorestal”.
A bolota relevou João Madeira, “cai de uma árvore muito importante pela sombra que dá ao homem, aos animais e em particular ao solo”. Acrescentou que “numa altura em que as consequências das alterações climáticas se fazem sentir cada vez mais, esta sombra protege o solo, uma entidade complexa e povoada de vida, que importa preservar”.
E depois, disse ainda João Madeira, “a bolota é muito rica, igualmente, pela altura em que cai, ou seja cai na altura certa, quando tudo se esgota reaparece, nos campos, a esperança com este fruto”. Assim como “a abundancia”, explicou João Madeira, “pois há erva, mas desequilibrada em termos proteicos e casa muito bem com o equilíbrio deste fruto a bolota”.
"O montado, que existe nas regiões do Centro-Sul e Sul de Portugal, sobretudo no Alto e Baixo Alentejo, é uma espécie de floresta montada pelo homem.
Apesar da etimologia da palavra ter origem em monte, estamos também perante uma montagem, que assenta numa árvore especial, que é o sobreiro, e na sua alternação com outras de outro tipo, sendo estas quase sempre a azinheira, mas por vezes o pinheiro-manso. É assim um bosque ordenadamente alinhado e organizado, planeado estrategicamente pelo homem e que visa proteger o sobro, responsável pela produção de cortiça e pelo papel de destaque que Portugal tem como maior exportador da matéria.
A biodiversidade dos montados é muitas vezes apontada como exemplo a seguir, pela prevenção que traz aos fogos, o sobreiro tem uma impermeabilidade elevada, pelas ervas aromáticas que o envolvem, mais tarde matéria-prima para produtos de referência como o mel, ou pelas espécies animais a que dá guarida, como é o caso do porco alentejano ou da cabra serpentina." Informações retiradas do "Livro Verde do Montado".
E se a bolota é alimento de animais, nos últimos anos começou a ser usada, também, na culinária portuguesa e as suas propriedades cosméticas são valorizadas em todo o mundo.
Fica, ainda, a curiosidade de que foi a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da Covilhã, que criou esta data, celebrada pela primeira vez em 2009.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com