O Conselho Nacional da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) decidiu convocar este Dia Nacional de Indignação, Protesto e Luta, com greves e paralisações em todos os sectores e em todo o País, com expressão de rua, pelo “aumento geral dos salários, contra o aumento do custo de vida e pelo controlo dos preços”.
“Em Beja, saem à rua trabalhadores das autarquias, instituições de solidariedade social, misericórdias, telecomunicações e enfermeiros”, avançou a dirigente da União dos Sindicatos do Distrito de Beja (USDB)".
Maria da Fé Carvalho acrescentou que nesta quinta-feira, dia 9, “a concentração começa às 10h00, na Casa da Cultura, para seguir depois em desfile pelas ruas da cidade e terminar na Praça da República, por volta das 11h00. Estes trabalhadores enfrentam os mesmos problemas que os restantes, mas com a agravante de exercerem as suas profissões no distrito com os salários mais baixos do País, numa média de menos 25 por cento”.
“Horários de trabalho dignos; contra a precariedade; por emprego com direitos; em defesa da contratação coletiva; pela revogação das normas gravosas da legislação laboral; pelo aumento das pensões e em defesa dos serviços públicos e funções sociais do Estado, nomeadamente no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na habitação são os motivos que levam os trabalhadores, dos mais diversos setores, a protestarem e a saírem à rua no dia 9 de fevereiro”, sublinhou, ainda, Maria da Fé Carvalho.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com