Voltar

Economia

9.ª edição do Festival do Cogumelo – Silarca é já no próximo fim de semana

Economia

9.ª edição do Festival do Cogumelo – Silarca é já no próximo fim de semana


Nos dias 3, 4 e 5 de março, ou seja no próximo fim de semana, regressa a Cabeça Gorda, no concelho de Beja, o Silarca. O Festival do Cogumelo volta a ter, em 2023, o bejense Bruno Ferreira como embaixador.

O programa oficial da iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, com o apoio da Câmara de Beja e em parceria com diversas entidades, já tem o programa oficial definido e a Voz da Planície deixa aqui alguns destaques.

"A segurança alimentar e a possibilidade dos visitantes poderem adquirir as silarcas, devidamente certificadas por uma equipa formada pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, na Lota Micológica, e assistir aos diferentes showcookings que valorizam a riqueza gastronómica deste cogumelo" é uma das apostas.

"As conversas sobre cogumelos, a biodiversidade e os impactos das alterações climáticas na preservação da fileira micológica são outros assuntos direcionados para a componente da sensibilização junto dos visitantes e estão em evidência no festival de 2023".

"Os tradicionais passeios micológicos e de geocaching, que se realizam no sábado e domingo pela manhã, contam sempre com uma grande participação e interesse, uma vez que dão a possibilidade de os visitantes serem acompanhados por apanhadores e poderem aprender mais sobre os cogumelos existentes no Parque Biológico e como identificar a silarca, cogumelo que dá o nome ao festival" são aspetos que voltam a estar em evidência.

"Os stands com produtos da região e a realização do mercadinho para a venda de vários artigos de produtores locais, é outro atrativo para quem quer adquirir vários artigos e produtos diretamente junto do produtor" fazem parte, igualmente, da oferta.

"As diferentes exposições de artistas locais dedicadas ao tema do cogumelo e a forte componente cultural com a atuação de vários grupos musicais de diferentes estilos e sonoridades, aliados à animação de rua constante pela freguesia de Cabeça Gorda" são, também, ingredientes que fazem deste festival um evento único.

"Este festival procura explorar de forma pedagógica e gastronómica o potencial dos recursos silvestres, com particular enfoque na Amanita Ponderosa – Silarca, que dá nome ao Festival desde 2014".

“Bruno Ferreira, ator, locutor, humorista, escritor, natural de Beja, é o Embaixador do Festival do Cogumelo – Silarca desde a sua 3.ª edição (2016), que de forma ininterrupta, muito tem contribuído para a valorização desta espécie de cogumelo, assim como de Cabeça Gorda, suas coletividades e património natural”, frisa, ainda, a Junta de Freguesia em nota enviada à nossa redação.



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.