As celebrações do dia 25 de abril, em Beja, começam às 11h00, com uma sessão solene comemorativa dos 50 anos da Revolução dos Cravos, no Salão Nobre do edifício do ex-Governo Civil, com a seguinte Ordem de Trabalhos: “Ponto Único – Comemoração do 50º Aniversário do 25 de abril”. Nesta iniciativa participam Coro de Câmara de Beja e intervêm: a presidente da Assembleia Municipal, dois jovens alunos, da AM Jovem; a Coligação Consigo “Beja Consegue”, a Coligação Democrática Unitária (CDU), o Partido Socialista (PS) e presidente da Câmara de Beja. A sessão solene termina como começou com um momento protagonizado pelo Coro de Câmara de Beja.
Em Beja, as celebrações prosseguem depois às 21h00, com o grupo Improvisados e, uma hora depois, os D.A.M.A. & Bandidos do Cante, na Praça da República.
Em Aljustrel, nos Paços do Concelho, há cerimónia de homenagem aos combatentes de guerra do concelho, agendada para as 11h00. A sessão solene da Assembleia Municipal Evocativa do Cinquentenário do 25 de Abril, com homenagem aos eleitos locais desde 1974 e participação de vários projetos musicais do concelho, realizar-se-á às 15h00, no parque desportivo, sendo seguida de um concerto com a banda Opoente. Às 17h30, na Praça da Resistência.
Na manhã do dia 25, a partir das 09h00, haverá jogos tradicionais, um desfile do corpo de Bombeiros Voluntários de Almodôvar, a cerimónia oficial do hastear da bandeira, a inauguração do Complexo Multiusos das Eiras e a sessão solene comemorativa do 50.º aniversário do 25 de Abril. A anteceder a degustação de produtos da restauração local e o almoço de confraternização aberto ao público, às 13h00, no complexo das Eiras, haverá ainda momentos musicais com o Grupo Coral Feminino Flores do Campo e com os alunos da AEC de cante alentejano do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Almodôvar.
Em Alvito, as celebrações no dia 25 de abril, na sede de concelho, terão início às 09h30, com jogos de malha e futsal, estando agendada para as 10h30 uma parada em frente da Câmara, com atuação da Banda Filarmónica Liberalitas Julia. Meia hora depois, terá lugar, nos Paços do Concelho, a Assembleia Municipal extraordinária, e, às 13h00, um almoço convívio. A programação para Alvito reserva, ainda, a partir das 14h30, baile com João Lérias, a atuação dos grupos Coral Rama Verde e de Cante Coral Alentejano de Alvito e intervenções alusivas à efeméride.
Barrancos sugere o cinema "Salgueiro Maia - O Implicado", às 18h00, no Cineteatro Municipal.
Hoje às 10h00, o Fórum Municipal de Castro Verde recebe a Assembleia Municipal Extraordinária Evocativa dos 50 anos do 25 de Abril.
Na manhã do dia 25 os destaques, em Cuba, vão para um mercadinho da primavera, no parque Manuel de Castro, para a sessão solene de homenagem à Revolução, na biblioteca municipal, e para um almoço comemorativo do 25 de Abril, no Pavilhão dos Bombeiros.
No dia 25 de Abril, em Ferreira do Alentejo, destaque para uma homenagem aos combatentes, com concentração às 10h30, na junta de freguesia, a que se seguirá, meia-hora depois, a deposição de uma coroa de flores no cemitério municipal. As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril prosseguirão às 15h30, junto ao jardim público, com “Portugal em Ferreira”, uma mostra da cultura e arte tradicional das regiões de Portugal, que incluirá atividades artesanais e grupos de música tradicional portuguesa.
Para o dia em que se assinalam os 50 anos da Revolução de Abril, está agendada, para Mértola, a Corrida 25 de Abril, com início às 09h00, e a sessão solene de comemoração do cinquentenário da Revolução, às 10h00, no Salão Nobre.
No dia seguinte, em Moura, os festejos terão início às 08h00, com um torneio de malha, no parque municipal de feiras e exposições. Às 09h00 será içada a bandeira no edifício dos Paços do Concelho. Serão ainda oferecidos cravos por todo o concelho.
No dia em que se assinalam os 50 anos da Revolução decorrerá, às 11h30, a sessão solene da Assembleia Municipal de Odemira, no Cineteatro Camacho Costa. Durante a tarde haverá ateliês imersivos para famílias e crianças e concertos com Ginskeys, Duo Kamandro e Suspeitos do Costume e, à noite, espetáculos de artes performativas e de novo circo, por Jessica Barreto e Teatro Só, respetivamente.
50 Anos de Poder Local no Concelho de Ourique é o nome do livro que será apresentado no dia 25, às 15h00, no Cineteatro Sousa Telles. Patente ao público está, ainda, a exposição “O 25 de Abril de 1974 na imprensa”.
Em Serpa, do vasto programa que visa assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos, e que decorrerá durante o ano, os destaques vão ainda para o ciclo de conversas intitulado “Liberdade: a paz, o pão, habitação, saúde, educação”, que terão lugar, no Musibéria, nos dias 20, 21, 27 e 28 deste mês e ainda no dia 4 de maio. Patente ao público na biblioteca municipal, entre os dias 20 deste mês e 31 de maio, estará ainda a exposição “50 Anos… E depois?? Capitalismo não…”.
Vidigueira sugere para esta data, a partir das 09h00, por todo o concelho com a Estafeta da Liberdade e Cicloturismo – 50 anos, 50 kms. Às 18h30 realiza-se, no Mercado Municipal, a sessão solene da Assembleia Municipal de Vidigueira.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com