A experiência proporcionada pela Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space, no âmbito da iniciativa “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”, realizou-se com sucesso, pelo segundo ano consecutivo, na Base Aérea Nº 11 de Beja. Os jovens, com idades entre os 14 e os 18 anos, finalistas da competição, voaram num Airbus A310 que descolou da pista alentejana às 09h50 com o objetivo de cumprir um total de 16 parábolas.
A Voz da Planície acompanhou a apresentação da iniciativa no passado sábado, 2, em que foram revelados os 30 finalistas, na Biblioteca de Beja, entre eles Margarida Maio, natural de Aljustrel e aluna da Escola Secundária Diogo de Gouveia.
Foi neste evento, onde o astronauta Matthias Maurer explicou aos participantes a sua experiência no espaço, que a nossa rádio falou com Hugo Costa, da Agência Espacial Portuguesa. Salientou o sucesso da iniciativa, que tem "vindo a ganhar simpatizantes em Beja" e garantiu que a mesma "já tem regresso marcado para 2024" pois "este ano conseguiu mais participações e representação geográfica a nível nacional".
Hugo Costa realçou, também, que esta atividade tem como propósito "ganhar os jovens para o espaço, uma área", frisou, em que "Portugal dá cartas e que vai continuar a crescer, revelando-se como uma boa opção de futuro".
Para alcançar a gravidade zero, o avião onde os 30 estudantes tiveram a sua experiência como astronautas por um dia no passado domingo, 3, realizou “uma série de parábolas em simultâneo”, ou seja movimentos de ascensão e de queda-livre, explicou o tenente-coronel da Força Aérea Portuguesa /Agência Espacial Portuguesa, Pedro Costa.
A bordo do avião, os 30 jovens, simularam a ausência de gravidade nas quatro “estações de trabalho” designadas Júpiter, Saturno, Marte e Lua, e experimentaram rebentar um balão de água.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com