Segundo os dados divulgados pelas Nações Unidas em 2015, "cerca de 35% das mulheres em todo o mundo já terão sido vítimas de violência doméstica ou sexual em algum momento das suas vidas."
"Na União Europeia (UE), 43% das mulheres sofreram alguma forma de violência psicológica por parte de um parceiro íntimo. Em Portugal, cerca de 80% das pessoas que reportaram ser vítimas de violência doméstica eram mulheres. Em 2016, em Portugal, 22 mulheres foram assassinadas no sei da sua família", revela a Calendarr.
Violência doméstica, tráfico de seres humanos, violação e outras agressões sexuais, casamento forçado, mutilação genital feminina ou assédio sexual são alguns dos crimes praticados contra as mulheres.
#NemMais1MinutodeSilêncio é o lema da campanha que a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade promove no âmbito desta efeméride. Esta iniciativa surge da parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, o Ministério Público, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), a União de Mulheres Alternativa e Resposta, o Movimento Democrático de Mulheres, a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, a Capazes, a Associação de Mulheres contra a Violência e a Liga Portuguesa de Futebol.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com