Voltar

Atualidade

“25 de Abril na primeira pessoa” revela história de vida de Eugénio Ruivo que foi preso político

Atualidade

“25 de Abril na primeira pessoa” revela história de vida de Eugénio Ruivo que foi preso político


Fechamos, nesta sexta-feira, as histórias de vida de pessoas que viveram o 25 de Abril de 1974. Hoje, o protagonista é Eugénio Ruivo que esteve preso quatro vezes e que na sua última prisão foi libertado a 26 de abril de 1974, passou a noite e o dia da Revolução no Forte de Caxias. Saiba mais no programa “25 de Abril na primeira pessoa”, sábado, dia 24, a partir das 22.00 horas.

Eugénio Ruivo tem 67 anos, é de Lisboa e foi preso pela primeira vez com 17 anos de idade. A primeira prisão deu-se no contexto da sua experiência nas eleições fraudulentas de 1969. Lutou por uma vida melhor, foi preso por isso, sujeito a torturas, incluindo a do sono e deixou um testemunho sentido sobre as suas vivências enquanto preso político. Contou como comunicavam os presos entre celas e como se ajudavam nessa comunicação, dando força uns aos outros para aguentarem, resistirem e acima de tudo não denunciarem.

Para além de Eugénio Ruivo também o seu irmão, a sua mãe e o seu pai foram presos pela PIDE antes do 25 de Abril de 1974. Na sua última prisão, a quarta, no Forte de Caxias, só conheceu a liberdade a 26 de abril, depois do golpe de estado que colocou um fim a uma ditadura de 48 anos e conta como foi ser libertado e ter conhecimento de que tinha havido uma revolução em Portugal.

Estas e outras histórias de vida vão ser reveladas na emissão especial de sábado, dia 24, a partir das 22.00 horas, na Voz da Planície, nos 104.5 fm e emissão on-line.

Hoje, Eugénio Ruivo está, durante a tarde, a participar numa iniciativa, no ISCTE, no Núcleo dos Alunos de História Contemporânea e Ciência Política, para dar o seu testemunho de vida.


PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.