Quando este programa abriu em janeiro, a DGArtes já tinha estipulado que só apoiaria um máximo de 45 candidaturas, com vários patamares de financiamento e em diferentes domínios artísticos.
A Direção-geral refere que das 45 candidaturas a apoiar, predominam as áreas artísticas de cruzamento disciplinar (19), teatro (9) e música (6), nos domínios artísticos da criação (27), programação (7), circulação nacional (4), ações estratégicas de mediação (1) e edição (6).
Por regiões, a maioria dos projetos é da Área Metropolitana de Lisboa (22), seguindo-se a Região Norte, com 11 projetos, e a Região Centro com seis projetos.
A região do Alentejo terá três projetos apoiados, seguindo-se o Algarve, Açores e Madeira, com um projeto apoiado em cada.
O "Programa de Apoio em Parceria - Arte pela Democracia" resulta de uma colaboração entre a DGArtes e a Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril, para assinalar o meio século da revolução que depôs a ditadura do Estado Novo.
O objetivo é "fomentar projetos que evoquem/celebrem a revolução de 25 de Abril e promovam a reflexão crítica sobre os valores da democracia, cidadania e igualdade, nas vertentes de desenvolvimento humano, social, económico e cultural".
Em comunicado, a direção-geral recorda que este programa de apoio vai estender-se até 2026, já que estão previstas mais duas edições, uma em 2024 e outra em 2025.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com