Eu leitor me confesso, com Luís Miguel Ricardo, da Associação de Escritores do Alentejo (ASSESTA), é a proposta da Biblioteca Municipal de Beja para hoje, Dia Mundial da Poesia, a partir das 19h00, no âmbito da iniciativa "Voz do Leitor".
Neste ano em que a Biblioteca Municipal de Beja comemora os 150 anos da sua fundação - dia 21 de junho de 1874 – queremos dar a conhecer histórias singulares de percursos de leitura. Vamos ter oportunidade de conhecer essas histórias contadas na primeira pessoa – o leitor.
"Partindo da premissa de que todos os livros são roteiros de viagens e de que todos os autores são cicerones intimistas dessas propostas de embarque, na qualidade de leitor que às vezes também veste a indumentária de guia, vou partilhar o inventário daqueles que mais me atiçam o âmago, daqueles que mais me levam a viajar pelos universos mágicos da literatura, daqueles que mais me acicatam a escrita, daqueles a que, com frequência, chamo de âncoras da minha embarcação de letras desassossegadas. E alimentando a metáfora das viagens, chamo pelos cicerones Jorge Amado, Afonso Cruz, Fernando Évora, José Luís Peixoto, Vítor Encarnação, Moita Flores, Joaquim Mestre, Napoleão Mira. Cada um, com a sua singularidade, levou-me a viajar. Cada um, com a sua singularidade, acrescentou-me conhecimento e emoções. Cada um, com a sua singularidade, ajudou-me a esculpir a minha própria embarcação de letras", divulga a Biblioteca de Beja sobre o convidado.
A Câmara Municipal de Moura assinala o Dia Mundial da Poesia "com a colaboração dos agrupamentos de escolas do concelho, da Escola Profissional de Moura, da Universidade Sénior e das bibliotecas escolares e com as atividades integradas nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril".
Hoje durante a manhã, junto do Pelourinho, em Moura, os alunos do Agrupamento de Escolas de Moura, da Escola Profissional e da Universidade Sénior, irão cantar e declamar os poetas de Abril, uma iniciativa integrada no projeto “Abril depois de Abril”, da Rede de Bibliotecas Escolares. No mesmo dia, às 10:00, em Sobral da Adiça, realiza-se a “Árvore da Poesia”, no Polo da Biblioteca. Às 15:00, em Amareleja, no Polo da Biblioteca, em colaboração com o polo de Amareleja da Universidade Sénior, haverá um “Chá de Poemas".
A Câmara Municipal de Aljustrel assinala o Dia Mundial da Árvore com pequenos e graúdos numa ação de plantação que vai chegar a todo o concelho. A manhã é dedicada à comunidade educativa e serão plantadas em recinto escolar árvores de fruto e plantas arbustivas. O objetivo é educar as crianças e os jovens para a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente.
Durante a tarde, no Parque Mineiro também serão plantas mais árvores, de várias espécies, e arbustos, contribuindo para a requalificação ambiental da zona e para o embelezamento deste local. Nesta ação, por sua vez, vão participar alunos que frequentam a Universidade Sénior de Aljustrel, trazendo a sua sabedoria e os seus ensinamentos à comunidade local, numa atividade que pretende ainda alertar para a importância da temática e para a inclusão e responsabilização de todos.
A iniciativa “Vamos plantar!”, promovida pela Câmara Municipal de Odemira arranca hoje também e termina dia 24 de março, no espaço dos Viveiros Municipais, em Boavista dos Pinheiros. O Município vai entregar plantas e árvores autóctones à população. Com esta iniciativa, a autarquia pretende sensibilizar os munícipes "para a importância a preservação do equilíbrio ambiental e ecológico e para a qualidade de vida dos cidadãos". O "Vamos plantar!" realiza-se entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h00 às 16h00.
O Município vai oferecer cerca de 500 plantas, sendo que, cada pessoa recebe, no máximo, 5 exemplares. Alecrim, azinheira, carvalho, loureiro, medronheiro, sobreiro, zambujo e rosmaninho são as espécies que vão ser entregues aos participantes de forma gratuita.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com