Voltar

Cultura

21 de março: Dia Mundial da Poesia e da Árvore assinalados em vários concelhos do distrito

Cultura

21 de março: Dia Mundial da Poesia e da Árvore assinalados em vários concelhos do distrito

Foto: Pexels

Nesta quinta-feira, 21 de março, são assinalados os dias mundiais da poesia e da árvore, datas comemoradas em vários concelhos do distrito. Nesta notícia divulgamos as celebrações que foram enviadas à Voz da Planície a propósito destas duas efemérides.

Eu leitor me confesso, com Luís Miguel Ricardo, da Associação de Escritores do Alentejo (ASSESTA), é a proposta da Biblioteca Municipal de Beja para hoje, Dia Mundial da Poesia, a partir das 19h00, no âmbito da iniciativa "Voz do Leitor".

Neste ano em que a Biblioteca Municipal de Beja comemora os 150 anos da sua fundação - dia 21 de junho de 1874 – queremos dar a conhecer histórias singulares de percursos de leitura. Vamos ter oportunidade de conhecer essas histórias contadas na primeira pessoa – o leitor.

"Partindo da premissa de que todos os livros são roteiros de viagens e de que todos os autores são cicerones intimistas dessas propostas de embarque, na qualidade de leitor que às vezes também veste a indumentária de guia, vou partilhar o inventário daqueles que mais me atiçam o âmago, daqueles que mais me levam a viajar pelos universos mágicos da literatura, daqueles que mais me acicatam a escrita, daqueles a que, com frequência, chamo de âncoras da minha embarcação de letras desassossegadas. E alimentando a metáfora das viagens, chamo pelos cicerones Jorge Amado, Afonso Cruz, Fernando Évora, José Luís Peixoto, Vítor Encarnação, Moita Flores, Joaquim Mestre, Napoleão Mira. Cada um, com a sua singularidade, levou-me a viajar. Cada um, com a sua singularidade, acrescentou-me conhecimento e emoções. Cada um, com a sua singularidade, ajudou-me a esculpir a minha própria embarcação de letras", divulga a Biblioteca de Beja sobre o convidado.


Foto: CM Moura

A Câmara Municipal de Moura assinala o Dia Mundial da Poesia "com a colaboração dos agrupamentos de escolas do concelho, da Escola Profissional de Moura, da Universidade Sénior e das bibliotecas escolares e com as atividades integradas nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril".

Hoje durante a manhã, junto do Pelourinho, em Moura, os alunos do Agrupamento de Escolas de Moura, da Escola Profissional e da Universidade Sénior, irão cantar e declamar os poetas de Abril, uma iniciativa integrada no projeto “Abril depois de Abril”, da Rede de Bibliotecas Escolares. No mesmo dia, às 10:00, em Sobral da Adiça, realiza-se a “Árvore da Poesia”, no Polo da Biblioteca. Às 15:00, em Amareleja, no Polo da Biblioteca, em colaboração com o polo de Amareleja da Universidade Sénior, haverá um “Chá de Poemas".

Foto: Freepik

A Câmara Municipal de Aljustrel assinala o Dia Mundial da Árvore com pequenos e graúdos numa ação de plantação que vai chegar a todo o concelho. A manhã é dedicada à comunidade educativa e serão plantadas em recinto escolar árvores de fruto e plantas arbustivas. O objetivo é educar as crianças e os jovens para a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente.

Durante a tarde, no Parque Mineiro também serão plantas mais árvores, de várias espécies, e arbustos, contribuindo para a requalificação ambiental da zona e para o embelezamento deste local. Nesta ação, por sua vez, vão participar alunos que frequentam a Universidade Sénior de Aljustrel, trazendo a sua sabedoria e os seus ensinamentos à comunidade local, numa atividade que pretende ainda alertar para a importância da temática e para a inclusão e responsabilização de todos.

A iniciativa “Vamos plantar!”, promovida pela Câmara Municipal de Odemira arranca hoje também e termina dia 24 de março, no espaço dos Viveiros Municipais, em Boavista dos Pinheiros. O Município vai entregar plantas e árvores autóctones à população. Com esta iniciativa, a autarquia pretende sensibilizar os munícipes "para a importância a preservação do equilíbrio ambiental e ecológico e para a qualidade de vida dos cidadãos". O "Vamos plantar!" realiza-se entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h00 às 16h00.

O Município vai oferecer cerca de 500 plantas, sendo que, cada pessoa recebe, no máximo, 5 exemplares. Alecrim, azinheira, carvalho, loureiro, medronheiro, sobreiro, zambujo e rosmaninho são as espécies que vão ser entregues aos participantes de forma gratuita.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.