Nesta edição estão em destaque os Besteiros de Alvalade, "detentores de temíveis bestas que atravessavam uma armadura a mais de 100 metros de distância. Vários Besteiros de Alvalade foram nomeados para estar ao serviço do Rei e da Guerra e serão proclamados pelo próprio D. Manuel I durante o Alvalade Medieval", de acordo com o comunicado da Câmara de Santiago do Cacém.
Nas ruas do centro histórico da vila marcam presença centenas de figurantes que representam os diferentes estratos sociais. Nas tabernas é possível degustar as iguarias inspiradas na época. No Cerrado das Tulhas há duelos de armas a cavalo e de esgrima, assim como várias representações teatrais na praça e nas ruas da vila.
O ponto alto do evento consiste na dramatização do momento em que o Rei D. Manuel I entrega a Carta Foral à vila de Alvalade.
"O evento Alvalade Medieval teve início em 2002 e recria tradições, hábitos e costumes conjugando cultura, património e turismo. Durante três dias os alvaladenses trajam a rigor e recriam espontaneamente as vivências do burgo. Aos visitantes é proporcionada uma autêntica aula de história ao vivo e o contacto com mostras de produtos e artigos regionais", refere, igualmente, o Município de Santiago do Cacém.
A Alvalade Medieval é uma iniciativa da responsabilidade da Associação Cultural Amigos de Alvalade, em parceira com a autarquia de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Alvalade.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com