No dia 19, pelas 15h00, decorre uma visita ao património barranquenho com ponto de encontro na Praça do Município, os guias são a arqueóloga Lídia Segão, e o historiador de arte José António Falcão. Sobre esta atividade pode ler-se que, “um olhar atento descobrirá aqui inúmeros motivos de reflexão acerca das particularidades do urbanismo e da arquitetura (tradicional e erudita) numa zona raiana profundamente marcada pelo encontro das tradições construtivas do Alentejo e da Andaluzia”.
Mais tarde, pelas 21h30, haverá música vinda da bélgica, com Les Abbagliati, em português, “Os Deslumbrados”, sob o mote “As Harmonias do Amor: Paixão e Superação na Música Barroca”. A banda tem como paixão e inspiração os repertórios do Barroco, e tem vindo a construir ao longo da última década, uma sólida reputação quer nas suas investigações musicológicas quer nas opções estéticas e técnicas.
No dia 20, amanhã, com o acompanhamento do geólogo João Xavier Matos, realiza-se uma ação no âmbito da salvaguarda da biodiversidade, “Tempus omnia revelat: Geodiversidade do Vale da Ribeira de Múrtega”, que irá decorrer ao longo da ribeira, entre a nascente da Pipa e a histórica mina de cobre de Volta Ferreira. Dos vários pontos a observar, destacamos que na antiga mina, está prevista a observação de minerais como a malaquite, azurite, o quartzo e diversos carbonatos. O ponto de encontro deste passeio é no Jardim do Miradouro, às 9h30.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com